Viagem no Tempo, À Procura do Socialismo – Parte I

00:27:33

Primeira parte do documentário sobre a história contemporânea de Portugal no período pós-Revolução de 25 de Abril de 1974 e o movimento operário, e as ideias socialistas dos finais do século XIX até início do século XX, tendo como base em material e imagens de arquivo.

  • Nome do Programa: Viagem no Tempo, À Procura do Socialismo
  • Nome da série: Viagem no Tempo, À Procura do Socialismo
  • Locais: Portugal
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP Memória
  • Menções de responsabilidade: Programa do Departamento de Arquivos e Documentação da RTP - DPAD com: Autoria: Alípio Freitas e Mário Lindolfo. Locução: Fernando Alves. Coordenação: Alípio Freitas e Mário Lindolfo. Montagem: Ana Maria Antunes. Produção: Aristides Teixeira e Jorge Barroso.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Exterior da Assembleia Constituinte em 1975, discurso de Henrique de Barros na sessão inaugural em junho de 1975, ilustrações alusivas à Revolução Francesa, declarações de Basílio Horta e Vital Moreira, deputados no hemiciclo; Declaração Universal dos Direitos do Homem do século XVIII e desenho. 05m11: Comboio a vapor em movimento; desenhos e ilustrações das invasões napoleónicas e Revolução Francesa de 1848; aldeia em zona rural portuguesa destacando-se crianças trabalham no campo; declarações de populares sobre o socialismo; placa toponímica da Rua dos Mouros e exterior do edifício onde funcionou o Centro Promotor dos Melhoramentos das Classes Laboriosas; retratos de Antero de Quental, Oliveira Martins, José Fontana, Batalha Reis, Eça de Queiroz, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga; fotografias; declarações de trabalhador rural sobre a ocupação de propriedades agrícolas; ocupações de propriedades no Alentejo em 1975. 11m09: Interior do Palácio do Paço do Lumiar durante a sua ocupação pela população em março de 1975 e discurso de representante da comissão de moradores do local; declarações de moradores; ocupação de propriedade em Águas Santas na Maia; manifestação popular alternado com declarações de populares sobre o socialismo e fotografia. 15m30: Fotografia de edifício e Antero de Quental; manifestação popular; caricaturas; alusão à carta-aberta que Antero de Quental escreveu para o Marquês de Ávila; gaivotas; ilustrações; páginas de jornal e fotografias; manifestação de apoio ao VI Governo Provisório no Terreiro do Paço em novembro de 1975, destacando-se José Pinheiro de Azevedo na varanda acompanhado por Mário Soares e Francisco Sá Carneiro que tapam o rosto devido ao fumo (fumaça), som de tiros e José Pinheiro de Azevedo discursa. 22m49: Retratos de personalidades relacionadas com o socialismo; fotografias; Alexander Graham Bell, inventor do telefone em 1876; instalação de telefone no Apeadeiro de Fonte de Aldeia (Paragem de Fonte de Aldeia) no Concelho de Miranda do Douro; imagens noturnas da eletrificação da Aldeia Chã; primeira página do "Diário de Notícias" de 01 de maio de 1890 (Dia Internacional do Trabalho). 26m03: Ilustrações representativas do Regicídio de 1908 com o assassinato de Dom Carlos I, rei de Portugal e dos Algarves, e do seu herdeiro Luís Filipe, príncipe real de Portugal; fotografias; revolução militar e civil em Lisboa a 04 de outubro de 1910; primeira página de jornal; busto da República Portuguesa; fotografias de republicanos e de manifestação popular; agentes da GNR em operação de fiscalização; agentes do corpo de intervenção da GNR imobilizam manifestante durante a manifestação de protesto na Ponte 25 de Abril a 24 de junho de 1994; exterior do edifício onde funcionou a Casa Sindical; páginas de jornais; vistas de Tomar; manifestação de trabalhadores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .