Autogestão no Hotel das Arribas

00:25:42

Reportagem do jornalista Avelino Rodrigues sobre a crise que afeta a indústria hoteleira e o processo de ocupação e autogestão pelos trabalhadores do Hotel das Arribas na Praia Grande no concelho de Sintra, pela primeira vez apoiado pelo governo.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE DEZEMBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1974
  • Locais: Sintra
  • Personalidades: Avelino Rodrigues
  • Temas: Economia e Finanças, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Exterior e interior do Hotel das Arribas à beira-mar, destacando-se o bar, loja de lembranças e restaurante, onde Avelino Rodrigues entrevista José Guerra, funcionário, José António, membro da Comissão de Trabalhadores, e Gageiro, representante da Direção-Geral de Turismo, sobre a iniciativa de colocar o hotel em autogestão, o processo de falência devido à má gestão e a situação precária dos trabalhadores. Gageiro e funcionários mostram as instalações nomeadamente a piscina e os apartamentos; o trabalhador Azevedo refere os custos do aluguer dos apartamentos e das refeições; Gageiro explica a prática de preços baixos. Jornalista Avelino Rodrigues entrevista Hermínio Simões, gerente do Hotel Nau em Cascais, sobre a situação do Hotel das Arribas, as obras realizadas no seu hotel e o desenvolvimento do turismo interno para fazer face à crise na indústria hoteleira. Trabalhadores do setor participam em votação na Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira no Instituto Superior Técnico alternado com Avelino Rodrigues a entrevistar membros do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Hoteleira sobre a difícil situação dos trabalhadores, a influência da Revolução de 25 de Abril no turismo, as medidas a tomar pelo sindicato para melhorar a crise na indústria hoteleira e a autogestão do Hotel das Arribas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .