Autogestão da Auto Rali e da Auto Sol

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Programa sobre o processo de autogestão da Auto Rali e da Auto Sol, concessionárias da Ford, levado a cabo desde Outubro de 1974 por uma Comissão de Trabalhadores eleita pelos setores de Cascais, Sintra, Oeiras e Lisboa.

  • Nome do Programa: Autogestão da Auto Rali e da Auto Sol
  • Nome da série: Das Artes e Oficios
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Auto Rali em Lisboa, automóvel parte da bomba de gasolina da Auto Rali; roldana em funcionamento; mecânico retira motor de automóvel com auxílio de roldana e transporta-o em mecanismo com rolamentos; mecânico trabalha em componente de motor. 02m56: Declarações de trabalhador sobre a Comissão de Trabalhadores eleita pelos trabalhadores dos setores de Cascais, Sintra, Oeiras e Lisboa, ilustrado com operários a votar na oficina; voto a ser colocado na urna; declarações de membro da Comissão de Trabalhadores sobre o início do processo de luta, depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, com a formação de uma Comissão de Trabalhadores e a luta contra a Administração devido a despedimento coletivo; operário a polir porta de automóvel; declarações de polidor sobre sua experiência na luta da Auto Rali; de pintor sobre o vencimento desde que começou a trabalhar e na atualidade, a indiferença de trabalhar para a Administração ou para a Comissão de Trabalhadores, ilustrado com polidor e bate-chapas a trabalhar; mecânico esclarece que os trabalhadores se sentem melhor a trabalhar por conta própria e que não existe divisão ou partidarismo entre eles. 06m29: Cartaz afixado num edifício anunciando comício do Partido Popular Democrático; cartazes do PCP, Intersindical, PS; declarações de trabalhadora, membro da Comissão de Trabalhadores, e de polidor sobre a inexistência de divisão partidária entre os trabalhadores e a participação de todos na luta; membro da Comissão de Trabalhadores refere a incompetência da Administração comprovada por auditoria, a remodelação do sistema existente, a criação de refeitórios e o valor da refeição; declarações de mecânico sobre o valor do salário na atualidade e antes do 25 de Abril, o aumento salarial dado pela Comissão de Trabalhadores; cartazes afixados na parede da oficina apelando à "Grande Manifestação Unitária" no Terreiro do Paço e ao voto na lista A do Sindicato dos Metalúrgicos de Lisboa; mecânico a trabalhar; membro da Comissão de Trabalhadores manifesta o apoio de todos os trabalhadores à luta dos metalúrgicos, os ordenados em vigor e a impossibilidade de aplicar a nova taxa salarial. 10m53: Declarações de mecânico sobre as melhorias obtidas depois da ocupação e o bom relacionamento com o chefe da oficina, ilustrado com rosto do chefe da oficina; no interior de automóvel dentro da oficina, cliente conversa com funcionário, acena e parte; declarações de membros da Comissão de Trabalhadores sobre a gestão e custo da mão-de-obra, o fornecimento de matérias-primas e automóveis sem crédito, ilustrado com veículo a abastecer na bomba, automóvel com a placa vendido no capot e atendimento na Secção de Peças. 14m28: Declarações de responsável da Ford Lusitana sobre a apropriação indevida de 180 viaturas pela Auto Rali e pela Auto Sol, a suspensão do crédito por falta de pagamento à Ford Lusitana, o afastamento da Administração, o saldo em dívida pelos concessionários e o corte de crédito reiterado por um estudo levado a cabo por uma empresa nomeada pelo Ministério do Trabalho; automóveis em exposição; trabalhador a marcar capot de tecido; vista da oficina. 18m49: Declarações de membro da Comissão de Trabalhadores sobre os contactos com a banca para o fornecimento de crédito; responsável da Ford Lusitana esclarece que está a ser feito fornecimento de peças com base em garantia bancário de uma instituição e que a própria Ford Lusitana recebeu durante algum período letras da Auto Rali e da Auto Sol; membro da Comissão de Trabalhadores refere que as crises nacionais sucessivas têm afetado a Auto Rali, a ausência de resposta da banca a um aval pedido pela Comissão de Trabalhadores, o pagamento de dívidas e a necessidade de possuírem dois mil a dois mil e quintos contos para funcionar em pleno; responsável da Ford Lusitana salienta o respeito e simpatia pelos trabalhadores da Auto Rali, razão por que a Ford concedeu facilidades para a comercialização dos veículos, como a reserva de automóveis na fábrica da Azambuja, ilustrado com veículos expostos, circulação automóvel no exterior da fábrica da Azambuja, fábrica a partir de veículo em movimento e automóveis estacionados no exterior da fábrica. 22m22: Stand da Auto Sol em Cascais, vendedor caminha nas instalações sem automóveis e presta declarações sobre o número de vendedores, o tempo a que trabalha na firma, as especificidades do negócio, a falta de automóveis para venda, inclusive para a sobrevivência da empresa, a necessidade de fabricar automóveis e componentes em Portugal, ilustrado com circulação automóvel na Avenida da Liberdade e Restauradores; mecânicos, pintor, polidor e soldador a trabalhar.

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