1955 – II Parte

00:29:30

Segunda parte do programa apresentado por Júlio Isidro dedicado aos sucessos musicais e cinematográficos bem como aos acontecimentos políticos, científicos e desportivos que marcaram o ano de 1955, com os convidados Shegundo Galarza, Maestro; Pedro Albergaria, colaborador do programa; António Jesus Correia, ex-jogador de hóquei em patins e futebolista; Júlia Barroso, Cantora; Maria da Graça, Atriz, e Luís de Pina, Diretor da Cinemateca Nacional; e interpretações dos músicos residentes do programa, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Alexandra e Isabel Campelo.

  • Nome do Programa: 1955
  • Nome da série: REGRESSO AO PASSADO I
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Júlio Isidro, Shegundo Galarza, Pedro Albergaria, António Jesus Correia, Júlia Barroso, Maria da Graça, Luís de Pina, Dulce Pontes, Tó Leal, Pedro Malagueta, Alexandra, Isabel Campelo
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor e Apresentador: Júlio Isidro Produtor: José Manuel Rodrigues Realizador: Ricardo Andrea
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Fotografia dos participantes do programa de rádio "Companheiros da Alegria" e do seu criador Igrejas Caeiro; o cantor José Alberto Reis interpreta Rui de Mascarenhas com "Encontro às Dez"; Júlio Isidro refere alguns acontecimentos históricos: morte do médico escritor Egas Moniz em Dezembro de 1955; instituição da Fundação Calouste Gulbenkian em 1956; imagens de arquivo a preto e branco da visita da Rainha Isabel de Inglaterra a Portugal em 1957; fotografias do cantor Cliff Richard que se destacou na década de 50. Temas de Cliff Richard interpretados por Teresa Mayuko, "Move It", Dulce Pontes, "It´ll Be Me", e Pedro Malagueta, "Living Doll". Júlio Isidro recorda a entrada de Portugal na ONU em 1955 e as cerimónias fúnebres de Carmen Miranda, cantora luso-brasileira, no mesmo ano (imagens de arquivo a p/b); Júlio Isidro entrevista Maria da Graça; imagens de arquivo a p/b de actuação de Carmen Miranda; Maria da Graça canta Carmen Miranda. Júlio Isidro entrevista Luís de Pina sobre o impacto do filme "Sementes de Violência" e o do actor James Dean; actores representam papéis de James Dean. Pedro Malagueta interpreta "Oh Donna" do cantor Ritchie Valens acompanhado no coro por Dulce Pontes e Isabel Campelo; fotografias de Valens; excerto do filme "La Bamba" sobre a vida de Ritchie Valens, nascido Richard Valenzuela. Dulce Pontes canta a música mexicana "La Bamba".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .