Presidenciais 91 – Parte VII

00:19:39

Sétima parte do programa dedicado às Eleições Presidenciais de 1991, apresentado pelo jornalista José Eduardo Moniz nos estúdios da RTP em Lisboa, com ligação em direto às redações do jornais e a presença de José António Saraiva, diretor do semanário "Expresso", e Vicente Jorge Silva, diretor do jornal "Público", os comentário dos convidados em estúdio, António Barreto, do PS, João Amaral, do PCP, Ivo Pinho, do PRD, José Pacheco Pereira, do PSD e Narana Coissoró, do CDS, e ainda as ligações em direto às sedes de candidatura de Mário Soares, Basílio Horta, Carlos Carvalhas e de Carlos Marques.

  • Nome do Programa: Presidenciais 91
  • Nome da série: Presidenciais 91
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Eduardo Moniz, Narana Coissoró, José Pacheco Pereira, Aníbal Cavaco Silva, Judite de Sousa
  • Temas: Desporto, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Eduardo Moniz.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Jornalista José Eduardo Moniz divulga quadro de resultados nacionais, quando estão apuradas 2920 freguesias; quadro da abstenção. 15m10: Comentário de Narana Coissoró que refere que os poderes presidenciais dependem do modo como o presidente da república exerce as suas funções. 19m33: Comentário de José Pacheco Pereira que refere que a constituição tipifica com exatidão os poderes e funções presidenciais; afirma que nestas eleições havia estabilidade governativa e que Mário Soares foi um elemento complementar em relação à atuação do governo. 22m14: Direto da jornalista Judite de Sousa, da residência oficial do primeiro ministro no Palácio de São Bento em Lisboa, entrevista Aníbal Cavaco Silva, Primeiro Ministro, que felicita Mário Soares pela sua reeleição e cumprimenta os outros candidatos, que defenderam as suas ideias; afirma que a vitória de Mário Soares é a da experiência, provas dadas e na continuidade e estabilidade política, sendo assim do bom senso do povo português; para ele esta vitória é do candidato Mário Soares e não dos partidos; salienta que estas eleições presidenciais, não têm qualquer ligação com as eleições legislativas, onde o povo irá julgar de acordo com os méritos dos candidatos e da sua capacidade e competência para resolver os problemas do país; refere que grande parte do PSD esteve com Mário Soares e que os outros candidatos que perderam valorizaram estas eleições com a sua participação; afirma que a abstenção ficou aquém daquilo que se previa; espera que o segundo mandato presidencial seja bem exercido e que tem de haver uma postura de colaboração entre o governo e o presidente da república; em relação às legislativas refere que será o povo português a decidir os candidatos a primeiro-ministro e à governação, e escolher aqueles que são mais capazes para conduzir os destinos no país no futuro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .