Mistérios do Cinema – Parte I
Primeira parte do programa sobre a rodagem nos estúdios da Tobis Portuguesa do filme "Benilde ou a Virgem-Mãe", com realização de Manoel de Oliveira. Depoimento do realizador, cenas de bastidores com atores e técnicos no plateau, intercaladas com algumas considerações sobre a situação do cinema português e sobre as políticas possíveis a seguir para permitir o seu desenvolvimento.
Resumo Analítico
Exterior e interior do estúdio; gravação de cena: Manoel de Oliveira supervisiona os actores Maria Barroso (Governanta Genoveva), Maria Amélia Aranda-Matta (Benilde) e Jorge Rolla (Eduardo, primo de Benilde); enquanto filma, operador de câmara fala com João de Almeida, director de iluminação; pormenores do cenário; Pedro Efe, assistente de imagem, a montar câmara com o auxílio de técnico; José Carvalho, operador de som, dá indicações a técnico; Clara DiázBérrio, anotadora; Emílio Castro, electricista e iluminador; Pedro Efe, director de imagem; Amílcar Lyra, assistente de realização; Octávio DiázBérrio, fotógrafo de cena; placar com fotografias de cena; João Franco, assistente de produção; Henrique Espírito Santo, director de produção; João de Almeida conversa com outros técnicos sobre o seu gosto pelo cinema; Pedro Efe conversa com João de Almeida sobre o facto de o estudo do cinema não ser acessível a todas as pessoas e fala do projecto de uma escola dirigida a todos os que pretendam trabalhar em cinema; técnico refere que João de Almeida só se reformará quando cair o estúdio. 11m00: Manoel de Oliveira regula a posição da câmara; actriz Maria Barroso e actores Augusto Figueiredo (Padre Cristóvão), Jorge Rolla e Maria Amélia Aranda-Matta a serem maquilhados; elementos da equipa técnica. 12m18: Declarações de Manoel de Oliveira sobre as razões que o levaram a realizar o filme; rodagem de cena; Manoel de Oliveira refere que não possui as qualidades de actor; Elso Roque, director de fotografia, verifica projectores e fala da sua experiência profissional; Augusto Figueiredo e Maria Barroso; preparação dos actores para gravação de cena; parte superior da estrutura do cenário; vista superior da gravação de cena; declarações do realizador sobre o filme "Aniki-Bobó" (com estreia no cinema Éden a 18 de Dezembro de 1942) e o ensino do cinema, ilustradas com pormenores do cenário.