Alcochete: as Festas do Barrete Verde e das Salinas

00:29:31

Programa apresentado por Amílcar Malhó, sobre a gastronomia, doçaria, vitivinicultura e degustação dos vinhos das várias regiões de Portugal, com destaque para Alcochete, onde se dão a conhecer os seus locais de interesse, as Festas do Barrete Verde e das salinas, os pães de sal e a gastronomia dos campinos.

  • Nome do Programa: Alcochete: As Festas do Barrete Verde e das Salinas
  • Nome da série: Sabores
  • Locais: Alcochete
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Amílcar Malhó Jornalistas: Elsa Páscoa e Vanda Gião Produtores: João Nuno Martins, Andreia Rosa e Fátima Barros Realização: João Duque Produção: Duvideo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Amílcar Malhó faz resumo do programa. Vista da vila de Alcochete; salinas e manoteiros a trabalhar; campino e touros; excerto de tourada; bois nas pastagens. Amílcar Malhó entrevista Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete sobre o impacto das festas do barrete verde e das salinas na região. Herdade do Meio no Alentejo, Amílcar Malhó no espaço, Conversas com Vinho, entrevista João Pombo, Vitivinicultor e António Saramago, Enólogo. Salinas; artesão faz os tradicionais pães de sal de Alcochete; declarações de Manuel Silva Nicolau, Marnoto e artesão como se faz as peças de pães de sal; campinos prende os cavalos numa árvore; Amílcar Malhó num monte de uma herdade entrevista Bernardo Afonso, Campino sobre os dias dos campinos e sobre as suas refeições. Amílcar Malhó faz um roteiro gastronómico pelos restaurantes de Alcochete onde dá a conhecer os pratos típicos da região; interior de restaurante com clientes a comer. Rubrica dedicada aos profissionais da alimentação; exterior da empresa Recheio; interior do cash Recheio com clientes às compras; vara de porcos; exterior da empresa, Damicam, especializada na criação e transformação de carne de porco preto; talhantes cortam ao meio um porco; enchidos a secar; declarações de Damian Gonzales, Criador e Presidente da Damicam intercalada com porcos à solta a comer; árvore com bolotas; porcos a beber água; talhante desmancha porco aos pedaços; declarações de Otília Fernandes, Engenheira Alimentar da Damicam que tem que seguir várias regras sobre a segurança alimentar e higiene; talhante corta pedaço de carne; funcionária embala e coloca etiquetas nas embalagens; declarações de Carlos Alves, Diretor Geral da Damicam; talhantes cortam pedaços de carne às fatias; declarações de Jorge Lopes, Chefe de Talho da Loja Recheio de Setúbal; arca com carne em embalagens de vácuo; declarações de Alan Thiriart, gerente do restaurante, La Mamaroma; empregada de mesa leva pratos para serem servidos aos clientes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .