A Proteção de Baleias e Golfinhos

00:21:00

Programa apresentado pela jornalista Sílvia Alves sobre a defesa dos mamíferos marinhos, como as baleias e os golfinhos, o alerta para o impacto que a observação turística destes cetáceos nos mares dos Açores poderá provocar nas várias espécies que povoam as águas do arquipélago, algumas medidas que a nível europeu foram tomadas para a sua proteção, como a criação dum Santuário para Baleias e Golfinhos, no mar da Ligúria, patrocinado pelo Fundo Mundial da Vida Selvagem, e a aprovação de legislação específica sobre esta matéria na Dinamarca.

  • Nome do Programa: A Proteção de Baleias e Golfinhos
  • Nome da série: Planeta Azul I
  • Locais: Arquipélago dos Açores, Horta
  • Personalidades: Sílvia Alves
  • Temas: Ambiente e Energia
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Sílvia Alves. Jornalista: António Marques. Produção: Cristina Godinho. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cidade da Horta, Faial, filmada do mar. Embarcações com turistas navegam, observam Golfinhos e Baleias. Declarações de Norberto Serpa, Empresário. Imagens subaquáticas: Baleias. Declarações de Rui Prieto, Universidade dos Açores, sobre as consequências da observação massiva para os animais. Imagens de Arquivo: Caça à Baleia. Mar Mediterrâneo: Costa, barcos de recreio; embarcações transportam turistas, observação de Golfinhos. Imagens subaquáticas: Golfinhos e Baleias. Cidade costeira, navio, portos marítimos, estaleiro, bidão flutua no mar, Golfinho morto flutua. Grafismo, mapa assinalando o Mar da Liguria. Declarações de Claude Martin, Director-Geral da WWF. Barcos de corrida seguidos por helicópteros. Declarações de Edo Ronchi, Ministro do Ambiente de Itália. Embarcação e meio aéreo de fiscalização; barco pratica pesca de arrasto, pescador puxa rede; Baleias Piloto ou Boca de Panela. Declarações de Bernard Fautrier, Ministro do Ambiente do Mónaco; Alain Megret, Direc. da Natureza França. Oceano Atlântico Norte: Porto de Copenhaga, antigos barcos de pesca; embarcações de pesca de arrasto, rede cheia de peixe é içada. Imagens subaquáticas: Toninhas. Grafismo, funcionamento dos "pingers". Porto, embarcação de pesca, pescadores preparam redes. Declarações de Victor Hjort, Ministro das Pescas Dinamarca. Mar Mediterrâneo: Embarcação, colocação de pingers nas redes de pesca; resultado da faina. Declarações de Jean Claude Bourgault, Patrão de barco; Tommy Dybbro, WWF Dinamarca; Pescador.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .