Eleições Legislativas 1995 – Parte IV

00:31:45

Quarta parte da cobertura das Eleições Legislativas 1995, apresentada pelos Jornalistas José Rodrigues dos Santos, Judite de Sousa e Fátima Campos Ferreira, e com os comentadores Vasco Graça Moura, PSD, Joaquim Pina Moura, PS, Rúben de Carvalho, PCP e Jaime Nogueira Pinto, CDS-PP.

  • Nome do Programa: Eleições Legislativas 1995
  • Nome da série: Eleições Legislativas 1995
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: José Rodrigues dos Santos, Judite Sousa, Fátima Campos Ferreira, Vasco Graça Moura, Joaquim Pina Moura, Ruben de Carvalho, Jaime Nogueira Pinto, Fátima Silva, António Prata, Paulo Jerónimo, Jorge Sá, Narana Coissoró, Rosa do Canto, Fernando Mendes
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Quadro de resultados nacionais quando estão apuradas 1803 freguesias; exterior da sede do PS no Largo do Rato com apoiantes e simpatizantes do PS. Vivo de Fátima Silva, jornalista do interior e exterior da sede do PS no Hotel Altis em Lisboa; simpatizantes e militantes do PS no exterior do Hotel Altis; carros a passarem; António Prata, jornalista do interior da sala e conferências do Hotel Altis em Lisboa. Paulo Jerónimo, jornalista da Avenida dos Aliados no Porto; pessoas e carros nas ruas a festejarem vitória do PS. Jorge de Sá, Sociólogo, afirma que a dinâmica de vitória do PS, deu-se nos debates entre Fernando Nogueira e António Guterres na televisão; refere que o PS só terá a maioria absoluta caso o PSD tenha um resultado inferior; para ele a vitória do PS deve-se á abstenção, eleitorado do PSD e CDU, que agora votaram PS; salienta que a juventude votou no PS e no CDS-PP. Em estúdio, comentários de Joaquim Pina Moura, Analista Político pelo PS, que afirma que caso o PS tenha a maioria absoluta, teve uma grande implementação nos centros urbanos e faixa litoral; para ele há uma deslocação do eleitorado do centro para o PS; Rúben de Carvalho, Analista Político pelo PCP/CDU, afirma que o PS procurou obter a maioria absoluta, no entanto apenas teve uma maioria relativa, o que faz com que não tenha uma atitude arrogante; Joaquim Pina Moura, afirma que caso o PS tivesse maioria absoluta ou relativa, haveria consensualização com as forças políticas no parlamento. Narana Coissoró, Membro do CDS-PP, afirma que não aceitou o lugar para Leiria, porque sabia que não era elegível; refere que a campanha do CDS-PP foi rica e levantou problemas, que fizeram com o partido obtivesse este resultado; diz que não concordou com o partido nalguns temas; Vasco Graça Moura, Analista Político pelo PSD, afirma que tem de se fazer outra leitura caso o PS obtenha a maioria absoluta; refere que vai haver um período complicado para o País, pois Guterres não vai ter autoridade moral e política para cumprir com as promessas que disse que fazia; Joaquim Pina Moura, refere que a situação mudou e que o PS definiu quais as mudanças políticas e sociais a realizar; quadro de resultados nacionais quando faltam apurar 1321 freguesias. Sketch humorístico com os Atores Rosa do Canto e Fernando Mendes. Exterior da sede do PS no Largo do Rato em Lisboa, com apoiantes e manifestantes do PS; pessoas na rua a festejar vitória do PS; exterior do Hotel Altis em Lisboa, pessoas e apoiantes do PS festejam vitória do PS; vivo de Fátima Silva, jornalista; declarações de diversos apoiantes do PS.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .