João Palma Ferreira

00:21:10

Magazine de divulgação de atividades culturais e recreativas apresentado por João Abel da Fonseca, com o convidado João Palma Ferreira, diretor da Biblioteca Nacional, que conversa sobre a história e o funcionamento da Biblioteca Nacional.

  • Nome do Programa: João Palma Ferreira
  • Nome da série: Muito, Pouco, Tudo ou Nada
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: João Abel da Fonseca, João Palma Ferreira, Pedro Risques Pereira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação e produção: João Abel da Fonseca Realização: Olga Teresa
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Depoimento de João Palma Ferreira, onde faz uma pequena retrospetiva histórica da biblioteca e menciona algumas das atividades presentemente levadas a cabo; interiores da biblioteca: oficina de fotocomposição e impressão offset; microfilmagem; oficina de tratamento e restauro de livros; oficina de encadernação; capa exemplar restaurada "Cancioneiro da Biblioteca Nacional", edição fac-similada, do manuscrito; edições da "Revista da Biblioteca Nacional". 10m29: João Palma Ferreira, em off, dá conta da preparação da comemoração do bicentenário da morte do Marquês de Pombal, manuscrito de "Devassa", mandada fazer pelo Marquês de Pombal em 1771 às terras da Companhia dos Vinhos do Douro. 11m13: Cartaz, mostra e catálogo da exposição de pintura "Fernando Pessoa e Mário Sá Carneiro na obra de Mário Botas". 12m20: Lisboa, Museu do Colégio Militar, exposição comemorativa dos 180 anos do Colégio militar, fardas, utensílios, louça, fotografias expostas de ex-alunos do colégio, destaque para retrato do explorador Alexandre Serpa Pinto, fotografia do escritor Júlio Dantas, do tenor Tomás de Aquino Carmelo Alcaide, e do general Humberto Delgado; caricatura "Fortes entradas ... Fracas saídas"; caricaturas dos "Ratas do Colégio Militar" por Bordalo Pinheiro; troféus desportivos; rotas de viagens de fim de curso através do Mundo. 14m32: Lisboa, Teatro da Trindade, bailado "Noite de Walpurgis" pelos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. 19m05: Declarações de Pedro Risques Pereira, diretor da companhia, sobre digressão planeada para todo o país.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .