O Medo da Fronteira

00:30:12

Programa de informação sobre o Brexit e a possibilidade do reaparecimento da fronteira entre a Irlanda do Norte e República da Irlanda, com destaque para o medo entre as populações que a implantação de algum mecanismo de controlo na fronteira faça regressar um passado violento que resultou em quase quatro mil mortos, uma reportagem da autoria da jornalista Adília Godinho.

  • Nome do Programa: O Medo da Fronteira
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Belfast, Irlanda do Norte
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Adília Godinho. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Maria Eugénia Pinheiro.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Reportagem suportada pelos testemunhos de John B. Cunningham, morador em Pettigo; Trina Bretton, proprietária de pub; Charlie McLarnon, Taxista; Mickey Brady, do Sinn Fein; Colm Shannon, membro da Câmara de Comércio de Newry; Arthur Hughes e Migel Heatrick, Agricultores; Edmund Graham, Associação de Produtores de Carne Irlanda; Colin Harvey, Professor Universitário Belfast; Brian Gormally, Comité para a Administração de Justiça; Eugene Reavey, ativista pela paz; Paul Doherty, elemento da Campanha pela Justiça Bloody Sunday, e Stephen Herron, Ministério Público Irlanda do Norte, e por imagens de arquivo dos conflitos violentos entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. 01m39: Aldeia/vila de Pettigo, ponte romana sobre o rio Termon, onde estava localizada a fronteira; exterior e interior de bar/pub inglês; pequena habitação abandonada onde funcionava o controlo fronteiriço. 04m13: Acordo de Belfast assinado (documento); trânsito na estrada que liga as duas Irlandas; muro na cidade de Belfast que divide bairros católicos e protestantes; murais alusivos ao conflito e com retratos das vítimas mortais. 10m13: Campos; ovelhas; notícias de jornal e fotografias do ataque bombista a um posto fronteiriço/alfândega em 1972; memorial, cruz celta; cartaz contra o Brexit; cidade de Newry; exterior/fachada de lojas de câmbio de moeda. 14m08: Vacas e ovelhas num campo muito verde; vacaria; grafismos; mapa com as fronteiras da União Europeia. 18m18: Exterior do edifício do Parlamento, em Stormont, Belfast; movimento de rua e trânsito em Belfast; exterior da Universidade de Belfast; conferência sobre diretos de cidadania e o Brexit na universidade. 21m36: Memorial a 3 irmãos, vítimas de militares britânicos, mortos à queima-roupa em 1976; fotografias dos jovens mortos, e do local onde foram assassinados; fotografias de vários atentados realizados pelo Glenanne gang e contra-ataques do IRA, em janeiro de 76. 23m57: Belfast; Derry, memorial Bloody Sunday; imagens de arquivo de 30 de janeiro 1972 e funeral das vítimas; documento - conclusão do inquérito aos acontecimentos: manifestação dos familiares das vitimas mortais; bairro de Derry – murais, bandeiras britânicas e irlandesas; Estátua da Paz.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .