Pátios e Vilas em Lisboa – Parte II
Segunda parte do programa dedicado aos pátios e vilas de Lisboa, construções urbanas precárias que tiveram origem a partir da segunda metade do século XIX, e que se destinavam a alojar os operários atraídos pelo trabalho fabril devido à revolução industrial.
Resumo Analítico
Passeio e pormenores arquitectónicos e decorativos tendo como base uma estrela; plano geral de bairro degradado ao anoitecer; moradora faz uma visita guiada ao interior de habitação; vistas de pátio de vila operária, estilo Art Déco, em avançado estado de degradação; declarações de José Manuel Fernandes, arquitecto; placa toponímica Vila Emília; roupa estendida às janelas; colecção de bonecas; pormenores das salas interiores de casa pobre; quotidiano de moradores. 08m35: Vistas gerais da Vila Berta, no Bairro da Graça; depoimento de Nuno Teotónio Pereira, arquitecto; pormenores arquitetónicos das portas, janelas e telhados; pormenores decorativos em azulejo e ferro forjado; escadaria interior com corrimão em ferro forjado; entrada da Vila Sousa; prédios e casas antigas e degradadas; pátio interior; gato a andar no telhado; quotidiano de moradores. 15m50: Entrada da Vila Macieira; túnel de entrada e pátio; prédios degradados; torre degradada de antigo complexo industrial; declarações de moradores não identificados; vistas do Bairro Estrela de Ouro, na Graça; fachada de edifício restaurado; pormenores do interior da capela; entrada e interior de casa de Agapito Serra Fernandes, industrial responsável pela construção da Vila Operária Estrela de Ouro; pormenores arquitetónicos e decorativos; placa toponímica da Rua Virgínia; relógio de parede e painel em azulejos; movimento de moradores; entrada em estilo Arte Nova. 23m06: Trânsito e movimento de rua, na Rua do Século; vistas do Pátio Bagatela transformado em condomínio de luxo; operários a trabalhar na construção civil; planos do bairro da Vila do Grandela; fachada do Museu da República e Resistência, edifício recuperado; idosa à chuva retira roupa do estendal.