Das Artes e Ofícios

00:40:39

Programa sobre a peça de teatro "Noite de Guerra no Museu do Prado" pelo grupo "Os Bonecreiros", a exposição "8 Desenhadores satíricos de Paris", a rodagem do filme "Cântico Final" de Manuel de Guimarães, a partir da obra do escritor Vergílio Ferreira, e o documentário "1º de Maio", realizado por Fernando Matos Silva.

  • Nome do Programa: Das Artes e Ofícios
  • Nome da série: Das Artes e Ofícios
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Mário Barradas, Fernanda Alves, Fernando Matos Silva, Vasco de Castro
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Cartaz; excerto da peça com o ator e encenador Mário Barradas, na Sociedade Nacional de Belas Artes; depoimento de Mário Barradas, junto da Companhia, em que explica que escolheram esta peça por ser representativa da luta antifascista armada; elementos do elenco preparam as luzes; ensaio; Mário Barradas diz que outra razão para a escolha da peça foi a relação com a Espanha e o povo espanhol. 08m42: Fernanda Alves, atriz, refere que a peça foi escolhida porque podia ser mais um elo de ligação aos camaradas espanhóis; Elementos do elenco preparam os planos de luz e explicam o momento em que devem entrar na representação; excerto da peça. 12m06: Um dos atores explica os dois pontos principais da peça, a evocação da guerra civil espanhola (1932), a invasão napoleónica (1808) e a relação que Rafael Alberti estabelece entre os dois; Fernanda Alves fala da defesa do património artístico pelo proletariado; sala; ensaio. 14m31: Desenhos expostos na exposição "8 Desenhadores satíricos de Paris" de Vasco de Castro na Galeria Opinião; Vasco de Castro refere os desenhadores (todos seus amigos), do exílio em França e da organização da exposição. 19m01: Rodagem do filme, algumas das quais com a atriz Simone de Oliveira, alternado com Manuel Guimarães que refere o desejo e a impossibilidade de realizar "Alegria Breve" do escritor Vergílio Ferreira e da realização de "Cântico Final", da adaptação livre da obra, da sua relação com Vergílio Ferreira, do prazer extraordinário de realizar e montar um filme, da destruição de negativos pela censura e da recuperação dos filmes estropiados pelos censores, do filme "Vidas sem rumos" com diálogos do escritor Alves Redol e dos realizadores que admira, salientando a sua amizade com Federico Fellini, realizador italiano. 34m53: Depoimento de Fernando Matos Silva sobre a realização do filme, a montagem do material recolhido tendo em vista o seu valor documental e o seu depósito no sindicato alternado com 1º de Maio; equipa de filmagem; manifestantes; Álvaro Cunhal, secretário-geral do PCP e Mário Soares, líder do PS; depoimento de Pablo de Lamo, técnico de cinema, sobre a emoção de ver o filme e a alegria de ver o povo em liberdade.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .