3º Festival Literário “Escritaria”

02:00:38

Penafiel, terceira edição do Festival Literário "Escritaria", dedicado à figura e obra da escritora Agustina Bessa-Luís.

  • Nome do Programa: A Força das Coisas
  • Nome da série: A Força das Coisas
  • Locais: Lisboa, Penafiel
  • Personalidades: Agustina Bessa-Luís, António Castanheira, Manuel Andrade, José Saramago, Manoel de Oliveira, José Régio, Camilo Castelo Branco, Dalai Lama, Papa Bento XVI, Inês Pedrosa, Fernando Pinto do Amaral, Mónica Baldaque
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política, Sociedade
  • Canal: Antena2
  • Menções de responsabilidade: Luís Caetano, locução e realização.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Som: Stereo

Resumo Analítico

1. Perfil e obra de Agustina Bessa-Luís; 2. Entrevista a José Saramago sobre festival e a importância do mesmo para uma cidade da dimensão de Penafiel; 3. Entrevista a Manoel de Oliveira, sobre o encontro, a amizade a obra e a importância literária de Agustina Bessa-Luís; perfil e obra cinematográfica de Manoel de Oliveira; A importância da literatura na sua obra cinematográfica; Recordações dos encontros com o Dalai Lama e com o Papa Bento XVI; 4. Actuação do Grupo de Teatro "O Andaime", num restaurante de Penafiel; 5. Inês Pedrosa lê excertos da obra de Agustina, Opinião sobre a "Escritaria"; Comentários à obra e temáticas dos livros da autora; Evocação das intervenções de Agustina Bessa-Luís na luta pela emancipação das mulheres; 6. Comentário de Fernando Pinto do Amaral sobre a obra de Agustina Bessa-Luís; 7. Declarações de Mónica Baldaque sobre a homenagem feita à sua mãe; Comentário ao último livro A Ronda da Noite"; 8. Manoel de Oliveira e o desejo de realizar um filme sobre a vida e obra de Machado de Assis e sobre "A Ronda da Noite"; 9. Declarações de Manuel Andrade sobre a organização e o êxito do festival "Escritaria" e a edição de 2011.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .