A Talha no Século XVIII
Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a evolução e utilização de talha dourada de estilo Barroco e Rococó em Portugal no século XVIII.
Resumo Analítico
Pedro Dias introduz o tema do programa e refere a expansão da talha dourada de estilo Barroco em Portugal e no Brasil; retábulos de talha dourada nos altares da Igreja da Sé Nova de Coimbra destacando-se os seus pormenores e aspetos arquitetónicos e decorativos; retábulo de talha dourada com esculturas de anjos na capela mor da Igreja de Santo António de Lagos. 09m11: Retábulos de talha dourada no altar mor da Sé Catedral do Porto e da Igreja de Nossa Senhora da Pena em Lisboa; retábulos de talha da Igreja de São Miguel de Alfama e da capela mor da Igreja de Santa Catarina ou Igreja dos Paulistas em Lisboa. 14m50: Retábulos em talha da Igreja de São Francisco, em Estremoz e da Igreja de São Pedro, em Amarante; Pedro Dias introduz uma nova fase na evolução da talha no estilo de Rococó ilustrado com exemplo o altar da Igreja de São Francisco do Porto. 17m55: Retábulo de Nossa Senhora da Soledade na Igreja de São Francisco do Porto; altar da Nossa Senhora do Rosário destacando-se o seu retábulo de talha dourada de estilo Rococó; retábulo da Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Porto; altar da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios em Évora; Pedro Dias destaca o coro alto da Igreja do Mosteiro da Madre Deus de Xabregas, onde se encontra, e a presença de talha dourada e painéis com pinturas na sala; interior do coro alto e respetivas pinturas e molduras de talha dourada nos tectos. 24m18: Interior da Igreja de Santo António de Lagos destacando-se o tipo de "igreja relicário" com paredes revestidas de talha dourada e pinturas emolduradas e da Igreja de Santa Clara do Porto com ênfase nos retábulos da capela mor; interior da Igreja de São Francisco do Porto e respetivos retábulos.