A Pintura Quatrocentista

00:27:09

Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a pintura portuguesa do século XV ilustrado com quadros de vários artistas no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Museu de Aveiro, Museu Nacional Machado de Castro e Museu de Arouca.

  • Nome do Programa: A Pintura Quatrocentista
  • Nome da série: Imagens da Arte Portuguesa
  • Locais: Lisboa, Évora, Guimarães
  • Personalidades: Pedro Dias
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria, texto e apresentação: Pedro Dias. Produção e realização: Neves de Almeida.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Painéis de São Vicente de Fora do pintor Nuno Gonçalves; Pedro Dias refere aspetos associados à pintura portuguesa do século XV; exterior e fachada da Igreja ou Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa; Painéis de São Vicente de Fora e respetivos pormenores. 08m18: Pinturas "São Vicente Atado à Coluna", "São Pedro", "São Paulo", "São Francisco", "Retrato de Santa Joana Princesa" e "Ecce Homo" de Nuno Gonçalves e colaboradores conservados no Museu Nacional de Arte Antiga e no MUseu de Aveiro; vista de Coimbra e exterior e interior do Mosteiro de Santa Clara; Tríptico de Santa Clara e respetiva predela cuja autoria é atribuída a Mestre Ylarius (Hilário), conservado no Museu Nacional Machado de Castro. 16m47: Pinturas "Tríptico do Salvador" e "São Domingos" conservadas no Museu de Aveiro e pintura "Nossa Senhora da Cadeira" no Museu Nacional Machado de Castro. 20m23: Vista geral e panorâmica de Évora; pintura em duas tábuas de influência flamenga; Pedro Dias destaca a sala onde se encontra no Museu de Arouca e destaca conjunto de pinturas que estaria no antigo Convento das Monjas de Cister; pinturas de caráter religioso. 26m38: Castelo de Guimarães junto do qual Pedro Dias destaca pintura cuja propriedade pertencia à Igreja de São Miguel do Castelo ilustrado com pintura representativa da Virgem com São Bento e São Bernardo com influências flamengas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .