Sequeira e a Pintura Neoclássica Portuguesa
Programa apresentado pelo historiador de arte Pedro Dias dedicado às várias vertentes da arte portuguesa com destaque para a obra pictórica e artística do pintor Domingos Sequeira e a evolução e desenvolvimento da pintura Neoclássica Portuguesa nos século XVIII e XIX.
Resumo Analítico
Exterior e fachada do Convento de Mafra; vista em movimento do jardim e do Palácio Nacional de Queluz; exterior e fachada do Palácio Nacional da Ajuda; autoretrato de Domingos Sequeira; Pedro Dias refere a importância de Domingos Sequeira na pintura Neoclássica Portuguesa; quadro "São Bruno em Oração", retrato equestre de "Dom João, príncipe regente", quadro "Retrato da família do 1º Visconde de Santarém", "Junot Protegendo a Cidade de Lisboa", gravura "A Sopa de Arroios" e desenho "Apoteose de Lorde Wellington" de Domingos Sequeira. 09m34: Quadro "Alegoria à Constituição de 1822", autoretrato de Domingos Sequeira, quadros "Retrato dos filhos do pintor", "Retrato do Conde de Farrobo" (filho de Dona Maria Benedita), "Retrato de Mariana Benedita Sequeira" e estudos de retratos de deputados às cortes constituintes, entre os quais Bento Maria Lopo Peçanha; pintura de Moisés; Pedro Dias refere o regresso de Domingos Sequeira a Roma em 1826 e a criação das obras da coleção de Palmela. 13m02: Pinturas "A Adoração dos Magos", "Descida da Cruz", "Ascensão de Cristo", "Juízo Final" e "Autorretrato" de Domingos Sequeira; Pedro Dias destaca a atividade de outros artistas portugueses que marcaram a pintura neoclássica portuguesa e refere o pintor e decorador Cirilo Volkmar Machado. 17m56: Retrato de Cirilo Volkmar Machado; interior da Sala do Trono do Palácio de Mafra e pinturas de Cirilo Volkmar Machado; quadro "Alegoria do regresso de Dom João VI do Brasil" do pintor Máximo Paulino dos Reis; retrato de "Dom João VI" do pintor José da Cunha Taborda; vista geral do Porto. 22m42: Retrato de Vieira Portuense por Teixeira Barreto; quadros "Leda e o Cisne", "Fuga de Margarida de Anjou (Episódio da Guerra das Duas Rosas)", "Dona Filipa de Vilhena armando os Filhos Cavaleiros", "Cena campestre", (não identificado), "Santa Maria de Cortona" e pinturas religiosas de Vieira Portuense, nome artístico de Francisco Vieira; bananeiras e campo cultivado no Funchal, na Ilha da Madeira.