Viver na Escuridão

00:30:07

Programa de informação sobre a realidade dos habitantes da Serra de Serpa, no Baixo Alentejo, que vivem sem eletricidade em pleno século XXI, e os rituais quotidianos inerentes a esse modo de vida, apesar de Serpa estar apenas a duzentos quilómetros de Lisboa e ter uma das maiores estações fotovoltaicas do mundo, uma reportagem da autoria da jornalista Mafalda Gameiro.

  • Nome do Programa: Viver na Escuridão
  • Nome da série: Linha da Frente
  • Locais: Serpa, Brinches
  • Personalidades: Sebastião Rodrigues
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Mafalda Gameiro. Coordenação: Mafalda Gameiro. Produção: Teresa Augusto.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Campo com ovelhas; celeiro com rações para o gado; casal coloca fardos de palha numa carrinha; Luís Pereira, Agricultor e esposa vão ao encontro de rebanho de ovelhas na Serra de Serpa; Luís Pereira queixa-se dos condicionamentos na vida pessoal e na sua exploração agro-pecuária devido ao facto que não haver eletricidade no local. 06m25: Anexo com gerador instalado; Luís deita combustível no gerador. 08m08: Gerador a trabalhar, pequena chaminé deita fumo negro; Exploração agrícola de Jaime Braga, agricultor; porcos; declarações de Jaime Braga; postes de eletricidade. 09m37: Casa de Luís Pereira, fogão e frigorífico a gás; Maria do Carmo, esposa de Luís Pereira, queixa-se da falta de condições por mão haver eletricidade. 10m41: Loja com electrodomésticos a gás; Frederico Borralho, Gerente loja de Electrodomésticos, comenta a procura de aparelhos a gás. Vistas de Serpa, José Sezinando, Vice-Presidente Câmara Municipal de Serpa comenta o facto de alguns montes na serra de Serpa não terem eletricidade. 11m58: Sobreiros, casa à beira da estrada com telefone instalado e sem eletricidade; declarações de Bárbara, Proprietária de loja; interior da loja, homens a beber cerveja. 13m55: Linhas de eletricidade. Luís Pereira questiona a razão pela qual a câmara não faz a electrificação rural da serra de Serpa. 15m01: Exterior da Câmara Municipal de Serpa; declarações de José Sezinando. Maria do Carmo varre a cozinha, passa a ferro e refere que tem que aproveitar as horas do dia para fazer a lida da casa. Maria Teixeira Caldeira amanha a horta e lamenta o facto de estar num monte sem eletricidade e não usufruir das condições que são banais para os outros. 19m35: Monte da família Palma; declarações de Helena Palma e Duarte Palma, crianças a viverem num monte sem eletricidade; Fábio Agostinho, Agricultor, refere que não pode concretizar o sonho de ter uma oficina porque não há eletricidade no local; Fábio Agostinho põe gerador a trabalhar. 23m12: Brinches, campo com painéis fotovoltaícos; nuvens no céu, sol a brilhar por entre as nuvens; declarações de Jaime Touças, da Estação Fotovoltaíca de Brinches, de Sebastião Rodrigues, Presidente da Associação Agricultores de Serpa e de Jaime Braga. Pôr-do-sol; Luís Pereira visita casal amigo que também vive sem eletricidade. Planos do candeeiro a petróleo; declarações de Manuel Fernandes, Agricultor e Etelvina Fernandes, esposa. Casal vê televisão num aparelho ligado a bateria. 29m37: Luís Pereira chega a casa; luz do gerador ilumina a cozinha; Luís desliga o gerador, Manuel Fernandes com candeeiro aceso ouve o relato de futebol num rádio a pilhas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .