Viver até ao fim

00:10:07

Reportagem da jornalista Daniela Santiago intitulada "Viver até ao fim" sobre um projeto pioneiro em Espanha, de cuidados paliativos, que acompanha gratuitamente doentes em fase terminal até ao último momento.

  • Nome do Programa: Viver até ao fim
  • Nome da série: OUTRAS HISTÓRIAS
  • Locais: Espanha
  • Personalidades: Daniela Santiago
  • Temas: Saúde, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Sequência de imagens que representam várias fases da vida: ecrã com registo cardíaco; raios de sol entre as árvores; bolo de aniversário; estudantes na queima das fitas; noivos à saída da igreja; criança; campo de espigas; casal de idosos; idoso a caminhar com bengala; casal a abraçar-se; idoso sentado em banco de jardim; máscara de oxigénio; grupo de turistas; ecrã com registo cardíaco. Susana Quincoces, paciente dos cuidados paliativos, deitada numa cama de hospital, recebe a visita de Daniela Santiago e fala sobre a descendência portuguesa, as mudanças na sua vida depois de descobrir que tinha cancro e a evolução da doença; imagens aceleradas de nuvens; Olívia Rafael, Assistente Social, sobre a força de vontade de Susana Quincoces e o acompanhamento dos doentes em fase avançada da doença, intercalado com movimento de rua em dia de calor. Susana Quincoces durante sessão de musicoterapia; corredor de hospital; Helena Camell, da Associação Catalã de Cuidados Paliativos, refere que o cancro é a doença que mata mais nesta unidade de cuidados paliativos e descreve o trabalho realizado pelas várias equipas de apoio aos doentes; Susana Quincoces faz exercícios de respiração; exterior e interior de elétrico em progressão com passageiros; movimento de rua na Rua Augusta; Helena Camell, sobre o trabalho das equipas domiciliárias, intercalado com movimento de rua em Espanha; plano ao nível dos pés de cadeira de rodas em movimento e de doentes com andarilho. Enfermeira caminha com cão pela trela para sessão de tratamento de doente; António Martos, pai de Emílio, sobre o atropelamento do filho que o deixou paraplégico aos 21 anos; cão toca no paciente paraplégico durante sessão de tratamento; António Martos sobre o apoio psicológico e espiritual recebido no hospital. Susana Quincoces canta durante sessão de musicoterapia; Helena Camell afirma que as equipas ajudam a morrer as pessoas em paz e a estarem vivas até ao último momento; Susana Quincoces deixa conselhos sobre a vida.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .