Vítimas de Crimes – Parte I

00:29:02

Primeira parte do programa, apresentado pela jornalista Margarida Marante, com exibição da reportagem "Esquecidos pela Justiça", da jornalista Maria Augusta Seixas, sobre vítimas de crimes violentos e seus familiares.

  • Nome do Programa: Vítimas de Crimes
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Margarida Marante
  • Temas: Justiça, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02h01m50: Reportagem "ESQUECIDOS PELA JUSTIÇA"; Lisboa, ponte 25 de Abril sobre o Tejo; Cristo Rei; sol visto através de ramos de árvores; tabuleiro de pote visto por baixo; trânsito; travelling na ponte 25 de Abril; comboio cheio de passageiros; passageiros saem de comboio; população em rua; vista de bairro de lata; crianças brincam entre barracas; grupo de populares fuma junto a crianças; ladrão em rua; ladrão segue mulher em rua; ladrão assalta mulher e foge; mulher conta como foi assaltada e diz que não vale a pena apresentar queixa à polícia; assaltante em esquadra; populares em beco de Alfama; populares dizem que ninguém denuncia assaltos no bairro por medo de consequências. 02h07m04: Orlando Nascimento, juiz no Tribunal da Boa-Hora, afirma que não há mecanismos de proteção às testemunhas; advogado e populares em corredor deste tribunal; homem, testemunha de crime, conta, com cara oculta, que pensou que ia morrer ao ter uma caçadeira apontada à cabeça; adianta que queria segurança durante julgamento e não depois; testemunha presta depoimento em sala de audiências de Tribunal da Boa-Hora; populares assistem a julgamento; populares saem de sala de audiências; carro celular entra em tribunal; polícia e popular junto a portão; prisioneiro acena em janela gradeada; coletivo de juízes em sala de tribunal. 02h10m27: Imagens de arquivo e paralíticos de II Guerra Mundial e de confrontos nos Estados Unidos da América durante época de luta pelos direitos cívicos dos negros; Martin Luther King discursa; crianças mortas em rua; feridos em hospital; populações africanas famintas; crianças africanas comem. 02h12m24: Lisboa, populares sobem escada de Tribunal da Boa-Hora; populares naquele tribunal; secretaria de tribunal; advogada segura códigos e pastas com papéis; Guincha, operário, caminha por rua; conta que ficou com carreira profissional prejudicada por cegueira (durante discussão, uma pedrada cegou-o); juiz lê sentença de caso de roubo de vales de pensão de idosos. 02h16m12: Deolinda, pensionista lesada, conta que juiz lhe disse que o país não tem dinheiro para lhe pagar indemnização; fachada de Penitenciária; fachada de edifício de Liga para a Proteção da Natureza; Raul Jorge, apanhado em rusga policial com haxixe, explica porque escolheu trabalho comunitário como pena; Miguel veiga, dirigente daquela Liga diz que trabalho comunitário pode levar a reintegração de delinquentes; Miguel e Raul sobem escada. 02h19m37: Maria Zélia, mãe de rapaz morto a tiro, olha fotografia de filho e conta como se sentiu quando recebeu a notícia; Zélia com marido e um dos filhos; marido de Zélia fala sobre experiência de perder filho; Manuela, vitima de violação, com cara oculta, diz ter impressão que autoridades não acreditam na sua versão dos acontecimentos; Ana Maria, de costas e com cabelo oculto por lenço, chora e conta como foi violada em casa, à frente do filho de 5 anos, por assaltante.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .