Visita de Américo Tomás ao distrito de Viseu – 4º dia

00:08:03

Último dia da visita oficial do Almirante Américo Tomás, Presidente da República, ao distrito de Viseu, com deslocações a Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, onde preside à inauguração da Barragem de Vilar, Tabuaço e a Lamego.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE ABRIL
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1965
  • Locais: Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Tabuaço, Lamego
  • Personalidades: Américo Tomás, Alfredo dos Santos Junior, Eduardo de Arantes e Oliveira, Gertrudes Tomás, Natália Tomás
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Misto
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Boas vindas em Vila Nova de Paiva; Américo Tomás sai de automóvel, acena à população e passeia pelas ruas, ladeado por crianças com trajes típicos da região (capuchos e palheiras) e acompanhado por Alfredo dos Santos Júnior, ministro do Interior, comitiva e população alternado com mulheres e crianças atiram confettis e flores; receção popular em Moimenta da Beira. 58m36: Rio Távora e Barragem de Vilar; chegada do cortejo presidencial ao local; Eduardo de Arantes e Oliveira, ministro das Obras Públicas, apaga cigarro; Américo Tomás descerra a lápide de inauguração da barragem, assiste à bênção do local e caminha na barragem ao lado de Eduardo de Arantes e Oliveira; chegada do cortejo à vila de Tabuaço onde a população aproxima-se do automóvel presidencial; Américo Tomás cumprimenta crianças e acena à população. 01h00m24: Chegada do cortejo à central da Barragem de Vilar onde Américo Tomás preside à inauguração da central e liga as turbinas; sessão solene com intervenções de oradores, de Eduardo de Arantes e Oliveira e do Almirante Américo Tomás. 01h03m32: Américo Tomás cumprimentas oficiais à sua chegada a Lamego, assiste a desfile militar, acena à população a partir do Paços do Concelho e participa em sessão de boas vindas na Câmara Municipal onde discursa; mulheres atiram confettis e estudantes trajados comemoram a passagem de Américo Tomás que acena à população a partir de automóvel; exterior do Palácio da Justiça; sessão solene de inauguração do palácio com intervenção de João Antunes Varela, ministro da Justiça; comitiva presidencial visita o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, destacando-se a presença de Gertrudes Rodrigues Tomás e Natália Tomás, esposa e filha de Américo Tomás.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .