Viagens Pioneiras a África e ao Oriente – Parte I
Primeira parte do terceiro episódio do programa sobre a História da Aviação em Portugal: as primeiras viagens aos territórios ultramarinos, nomeadamente os raids aéreos a Macau, Guiné-Bissau e Moçambique.
Resumo Analítico
Retrospetiva dos pioneiros da aviação até aos anos 20 do século XX, nacionais e internacionais. 05m25: Fotografia de família dos pilotos José Sarmento de Beires, Jorge de Castilho e Manuel Gouveia, piloto-mecânico; fotografia de família da equipa que acompanhou o piloto António Brito Paes no raid entre Lisboa e Macau em 1924 com respetivas famílias; fotografia da cerimónia de batismo do "Pátria", avião de modelo "Breguet 14", por José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja; plano próximo de retrato a óleo de António Brito Paes; testemunho de António Brito Paes, engenheiro e filho do piloto, sobre a vida do pai; fotografia de Brito Paes e Sarmento de Beires, no avião que utilizaram para a viagem até chegarem a Macau; etapas da viagem alternada com fotografia do Pátria sobre o deserto; retrato de Brito Paes; Joaquim Cerqueira, tenente-coronel da Marinha e genro do tenente-mecânico Manuel Gouveia, explica a viagem do Pátria entre Vila Nova de Milfontes e Tunes; fotografia da equipa que inspecciona o avião; imagem noturna de tempestade; mapa com destaque para a Índia, onde os pilotos perdem o avião num acidente e são obrigados a substitui-lo por novo aparelho; notícia sobre o acontecimento no "Diário de Notícias"; fotografia do novo avião; fotografia dos pilotos em traje de explorador; notícia sobre a chegada dos pilotos à Índia; fotografia dos pilotos e do avião, rodeados de populares em traje tradicional, após aterrarem em Hong Kong; fotografia dos pilotos na varada do Leal Senado de Macau; testemunho de José de Beires, engenheiro e sobrinho de Sarmento de Beires, sobre a vida do tio; ilustração sobre o Pátria; notícia sobre a viagem até Macau nos jornais "O Século", "A Pátria", "A Colónia Portuguesa", o "Pátria", "Diário de Lisboa"; plano próximo de fotografia do edifício onde se subscreveu publicamente o pedido para se realizar o raid entre Lisboa e Macau; registos das contribuições de patrocinadores da viagem; plano próximo de troféus e medalhas entregues a Brito Paes. 15m46: Instalações atuais do "Recreio Desportivo da Amadora" onde foi criado o grupo de esquadrilhas de aviação "República" em 1919; fotografia de populares junto a placa identificativa do grupo; plano próximo de placa comemorativa da existência do grupo. 16m35: Fotografia dos pilotos Sérgio da Silva, Pinheiro Correia e Manuel António que realizaram a primeira viagem à Guiné-Bissau em 1925; fotografia do avião "Breguet 1"?, nomeado "Santa Filomena", com os pilotos no interior; rota entre Lisboa e a Guiné-Bissau; fotografia dos pilotos na Guiné-Bissau, plano próximo dos pilotos; testemunho de Filomeno Sérgio da Silva, Comandante da Marinha, sobre o pai; fotografia do Santa Filomena; capacete de aviador; condecoração da Ordem Militar da Torre e Espada entregue a Manuel António. 19m42: Rota da viagem entre Lisboa e Moçambique em 1928; fotografia dos aviões militares usados na viagem; notícia do "Diário de Notícias" sobre a viagem; retratos dos pilotos Paes Ramos, João Esteves, Oliveira Viegas e Manuel António alternados de fotografia do avião com os pilotos; vista aérea dos hangares da Amadora; imagem de Roger Suberand extraída de entrevista; fotografia de popular junto de um dos aviões; notícia sobre a viagem; fotografia de destroços de avião na praia da cidade Lagoa, em Moçambique; notícia sobre a viagem; fotografia de um dos aviões; notícias sobre a viagem; fotografias da receção dos pilotos alternadas com notícias de jornais e retratos dos mesmos; testemunho de Pedro Guerreiro, arquiteto, neto do piloto Paes Ramos, sobre o avô alternado com fotografias e documentos do arquivo da família; troféu com figuras aladas de homenagem a Morais Sarmento, Pais de Ramos e Manuel Cardoso.