Vale do Cávado

00:14:54

Programa dedicado à região do Vale do Cávado, o seu património histórico, natural e gastronómico.

  • Nome do Programa: Vale do Cávado
  • Nome da série: Viagens Sem Data
  • Locais: Vale do Cávado, Amares, Barcelos
  • Personalidades: Júlia Ramalho, Domingos Lima
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: João de Freitas. Locução: Isabel Martins e Alberto Aroso. Realização: Carlos Sá Pereira.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Vista panorâmica da cidade de Braga; Ponte do Porto, também reconhecida como Prozelo, localizada sobre o rio Cávado na freguesia de Pousada, entre os concelhos de Amares e Braga; ponte sobre o rio Cávado, com arcos; pescador amador a pescar no rio Cávado. 29m56: Solar ou Casa da Tapada, mandado construir pelo poeta Sá de Miranda em meados do séc. XVI; vista panorâmica da cidade de Amares com nevoeiro, onde nasceu o poeta, e interior da igreja de Carrazedo, onde o poeta se encontra sepultado. 31m27: Solares; Quinta do Outeiro; Ruínas da Torre do Outeiro, Amares; limoeiro; Torre de Dornelas, Amares; Mosteiro de Santo André de Rendufe, Amares; Memorial do Marquês de Montebelo, primeiro conde de Amares em Portugal em 1642 e já 6º Senhor de Entre Homem e Cávado também em Portugal. 34m03: Rio Cávado; freguesia de Soutelo, igreja paroquial de Soutelo, esculturas dos apóstolos; freguesia do Prado, ponte do século XVII, sobre o rio Cávado, pelourinho; freguesia de Lama, Solar dos Azevedos; freguesia de Galegos, artesã de cerâmica, Rosa Ramalho, a mais antiga ceramista de Barcelos, peças de cerâmica da sua autoria; Júlia Ramalho, artesã e filha Rosa Ramalho, a trabalhar o barro; artesão Domingos Lima, ceramista de Barcelos, a trabalhar o barro; freguesia de Manhente, Igreja e Torre de Manhente, de estilo românica, com um pórtico com três arquivoltas decoradas e assentes em seis colunelos com capitéis; rio Cávado. 36m50: Cidade de Barcelos, ponte Medieval, sobre o rio Cávado, torre de menagem, datado século XV, jardim, chafariz, campo da feira, igreja das Cruzes, interior da igreja do Terço, integrada num edifício conventual de freiras beneditinas, edificada em Barcelos em 1707 com painéis de azulejo alusivos à vida de São Bento; rio Cávado, ponte gótica, Ruínas do Paço dos Duques de Bragança, século XV e Pelourinho do século XV, igreja Matriz de Santa Maria de Barcelos ou igreja Matriz Colegiada de Barcelos e Solar dos Pinheiros. 38m34: Quadro pintado com aguarelas do pintor João de Freitas, ruas, doce tradicional de Esposende: Clarinhas e Cavacas; mar; vista do rio Cávado a partir do miradouro de São Lourenço; foz do Cávado; mulher cozinha arroz de Lampreia, restaurante. 40m11: Retrato do escritor Manuel Boaventura; atelier Museu Henrique Medina, pintor, em Esposende, casa onde passou a residir permanentemente, passando aqui os seus últimos anos, pintando retratos da vida rural.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .