União Cooperativa Seara Vermelha e reforma agrária

00:32:09

Programa de Pitacas Antunes sobre os efeitos da reforma agrária, com destaque para a atividade da União Cooperativa Seara Vermelha e as unidades agrícolas constituídas pelos trabalhadores rurais na Região do Alentejo.

  • Nome do Programa: União Cooperativa Seara Vermelha e reforma agrária
  • Nome da série: Afinal como é ?
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Pitacas Antunes
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Reportagens e apresentação: Pitacas Antunes.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Entrevista a representantes da Seara Vermelha que explicam em que consiste a associação constituída por várias unidades coletivas de produção agrícola e a criação da União Cooperativa Seara Vermelha em Santiago do Cacém, alternado com interior e exterior de fábrica de concentrados de tomate. Entrevista a elemento da Cooperativa Agrícola Estrela Vermelha sobre o funcionamento da cooperativa e as condições de trabalho e a Brito, técnico do Instituto de Reorganização Agrária, sobre o que tem sido feito em prol da reforma agrária. Entrevista a pequeno agricultor e a representante da Unidade Moreia de Aço sobre as relações entre trabalhadores que exploram em conjunto ou individualmente as herdades, alternado com trator em movimento, campos cultivados e olivais. Entrevistas a trabalhadores rurais, da Herdade do Outeiro em Canhestros no distrito de Beja, sobre a ocupação da propriedade e as atuais condições de trabalho, alternado com tratores em movimento, gado, porca amamentando leitões. Trabalhador rural emociona-se ao recordar as dificuldades que passou quando trabalhava para "um fascista" e que "isto não pode voltar para trás", trabalhadores rurais na sua maioria mulheres na apanha da azeitona na Herdade do Outeiro, ouvindo-se mulher a cantar, e são entrevistados sobre as diferenças na vida e no trabalho desde a Revolução de 25 de Abril de 1974. Mulheres almoçam, durante a pausa na apanha da azeitona, e conversam com Pitacas Antunes sobre as diferenças na vida e no trabalho desde a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .