Uma Questão de Palavras

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Magazine de literatura, apresentado por Luísa Mellid-Franco, contando com a crítica literária dos livros "Portugal na Conferência da Paz: Paris, 1919" de José Medeiros Ferreira e "Na água do tempo: diário" de Luísa Dacosta, pelas professoras universitárias Cecília Barreira e Paula Morão, a efeméride da morte do escritor francês André Gide, a apresentação da pintora Frida Kahlo e da escritora Isabel Allende pela jornalista e escritora Maria Teresa Horta, e ainda, a apresentação do álbum "O Teatro Nacional de S. Carlos" de Manuel Ivo Cruz pelo seu autor e a apresentação dos livros "Algo parecido com isto, da mesma substância: poesia reunida 1974-1992" de Manuel António Pina e "Cláudia telefonou dois anos depois" de Francisco Vale pelos respetivos autores.

  • Nome do Programa: Uma Questão de Palavras
  • Nome da série: Uma Questão de Palavras II
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Luísa Mellid-Franco, Cecília Barreira, Manuel António Pina, Maria Teresa Horta, Paula Morão, Francisco Vale, Manuel Ivo Cruz
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Luísa Mellid-Franco. Locução: Nunes Forte. Produção: Maria José Barroso. Edição: José António Crespo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Luísa Mellid-Franco fala sobre os 42 anos da morte de André Gide, a sua obra, os temas abordados e a importância do escritor no panorama literário internacional, discurso ilustrado com fotografias a p/b de André Gide e com fotografia a p/b relativa ao colonialismo. Rubrica novidades literárias: capas dos livros "O corvo e outros poemas" de Edgar Allan Poe, "O rio triste" de Fernando Namora, "Lugares de passagem" de Anne Tyler, "No coração do trevo: poesia para crianças" de Maria Alberta Menéres, "Foi assim" de Natalia Ginzburg, "Intenções: quatro ensaios sobre estética" de Oscar Wilde, "A leitora" de Raymond Jean, "O falso inspector Dew" de Peter Lovesey e "Camões no seu tempo e no nosso" de Américo da Costa Ramalho. Imagens a p/b da I Guerra Mundial: soldados a combater, canhão a disparar, bomba a rebentar, declarações de Cecília Barreira sobre a participação portuguesa na I Guerra Mundial, o assunto do livro "Portugal na Conferência da Paz: Paris, 1919", os objetivos que levaram Portugal a participar na I Guerra Mundial, a participação de Portugal na Conferência de Paz e os principais intervenientes deste processo, ilustrado com artigo de imprensa alusivo à participação portuguesa na I Guerra Mundial, imagens de arquivo onde surge o autor do livro, capa do livro "Portugal na Conferência da Paz: Paris, 1919" e retratos do médico António Egas Moniz e dos políticos Sidónio Pais e João do Canto e Castro, membros da delegação portuguesa à Conferência de Paz. Capa do livro "A musa irregular" de Fernando Assis Pacheco, confesso admirador de Manuel António Pina, declarações de Manuel António Pina sobre a publicação do livro "Algo parecido com isto, da mesma substância: poesia reunida 1974-1992", o conteúdo do livro, o balanço aí contido, as novas interpretações dos seus poemas e o título do livro, ilustrado com capa e pormenores do livro; 11m22: leitura do poema "Esplanada" de Manuel António Pina, ilustrado com repuxo de água, carros a contornar a fonte luminosa do Rossio em Viseu, movimento de rua, café e esplanada no centro da Avenida 25 de Abril em Viseu. Maria Teresa Horta fala sobre Isabel Allende e Frida Kahlo, a publicação do livro "O plano infinito" de Isabel Allende, a publicação do livro "Frida Kahlo: auto-retrato de uma mulher" de Rauda Jamis, a qualidade deste último livro, o conteúdo do livro de Rauda Jamis, a personalidade e a vida de Frida Kahlo, a importância de Isabel Allende no panorama literário internacional, a existência de uma continuidade entre o livro "O plano infinito" e o livro "A casa dos espíritos" de Isabel Allende, o enredo do romance "O plano infinito", a confluência entre Frida Kahlo e Isabel Allende e a importância destas personalidades no panorama cultural mexicano, ilustrado com capa e pormenores do livro "Frida Kahlo: auto-retrato de uma mulher", auto-retrato de Frida Kahlo, fotografia a p/b da pintora, fotografia a p/b de Isabel Allende, capa e pormenores do livro "O plano infinito", livro "A casa dos espíritos" sobre tecido azul, sobrepor de livros de Isabel Allende sobre este último, cópia a p/b do quadro "As duas Fridas" da autoria da pintora mexicana e retrato desta última. Paula Morão fala sobre o livro "Na água do tempo: diário", o período temporal retratado no livro, as relações existentes entre este livro e a restante obra da autora, a vertente diarística da obra de Luísa Dacosta, as características da escrita de Luísa Dacosta, os retratos de época feitos pela autora, o valor documental destes, os temas ligados ao intimismo, a presença destes temas noutras obras da autora e a completude dos mesmos; ilustrado com capa do livro e pormenores. Declarações de Francisco Vale sobre o enredo do livro "Cláudia telefonou dois anos depois", o assunto principal do livro, a temporalidade do romance, a relação do protagonista com o tempo, o lugar da morte na literatura e a estrutura do livro, ilustrado com capa do livro. Capa e pormenores do álbum "O Teatro Nacional de S. Carlos", declarações de Manuel Ivo Cruz sobre a lógica que presidiu à organização do álbum, o que procurou retratar no texto, as semelhanças entre o Teatro Nacional de S. Carlos e o Teatro di San Carlo de Nápoles, a criatividade dos arquitetos da época, a acústica do Teatro Nacional de S. Carlos, a sua relação com este teatro e a qualidade do pessoal artístico que aí atua, ilustrado com planta arquitetónica do teatro e ilustrações do álbum, história do Teatro Nacional de S. Carlos ilustrada com fotografias do álbum, vista da área envolvente ao teatro, fachada do edifício, brasão do teatro, altos-relevos da frontaria, painel com inscrição, placa topográfica do Largo de São Carlos, pormenores da fachada, arco lateral e bandeira da República Portuguesa no terraço do edifício.

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