Uma Questão de Palavras
Programa apresentado por Luísa Mellid-Franco composto pela apresentação das obras literárias "O cabo do medo" de John MacDonald, "Ensaios Escolhidos" de Thomas Stearns Eliot, "Daqui a nada" de Rodrigo Guedes de Carvalho, "O império marítimo português: 1415-1825" de Charles Ralph Boxer, "A Noiva Judia" de Pedro Paixão e "A festa dos loucos" de Paul Zumthor, entrevistando-se os autores das duas últimas e com a crítica literária das obras citadas pelo professor universitário e tradutor Mário Avelar, pelo crítico literário Fernando Pinto do Amaral, pelo escritor Vasco Graça Moura e por José Vieira e Catarina Resende, estudantes de Comunicação Social, contando ainda com a entrevista ao escritor Armando Moreno e a apresentação do projecto de pedagogia artística "Goethe, Pessoa" pelo tradutor João Barrento, pelos alunos Boris Lekar e Joana Mendes e por Karl-Eckhard Carius, professor.
Resumo Analítico
Luísa Mellid-Franco sugere o livro "Imaginários portugueses: antologia de autores portugueses contemporâneos" editado pela Fora do Texto, pormenores da capa do livro. Rubrica novidades literárias: capas dos livros "Antologia Poética" de Juan Ramón Jimenez, "Sexta-feira ou os limbos do Pacífico" de Michel Tournier, "A fidelidade: um horizonte, uma troca, uma memória" da coleção Valores morais publicada pela Difel, "Cosa Nostra: O Juiz e os Homens de Honra" de Marcelle Padovani e de Giovanni Falcone; "A Sala" de Carlos Moura; "Uma Menina de Sete Gatos ou o Saldo de Eüler" de Miguel de Castro Henriques, "Actos de adoração" de Yukio Mishima, "Jogos da Idade Tardia" de Luis Landero e "Piquenique No Paraíso" de Frank Ronan. Apresentação de Pedro Paixão do livro "A Noiva Judia", Pedro Paixão fala sobre a falta de originalidade do seu livro, a igualdade entre o título do livro e o nome de um quadro de Rembrandt, a publicação de "A Noiva Judia" e a venda do livro, declarações ilustradas com quadro e pormenor do quadro "A Noiva Judia" do pintor holandês Rembrandt. Capa do livro "O cabo do medo", Mário Avelar fala sobre a alegoria presente no romance "The executioners", título original do livro "O cabo do medo", o maniqueísmo existente no enredo do livro, a problematização da alegoria no filme "Cape Fear" e a ação das personagens, declarações ilustradas com pormenores do cartaz publicitário do filme "Cape Fear", da autoria do realizador americano Martin Scorsese. Declarações de Fernando Pinto do Amaral sobre o classicismo de Eliot e os motivos para ler os ensaios críticos deste autor, declarações ilustradas com a capa do livro "Ensaios Escolhidos". Capa do livro "Goethe, Pessoa: documentação de um projeto de pedagogia artística/ Dokumentation eines Kunstpãdagogischen Projekts", Escola Alemã de Lisboa, declarações de João Barrento, junto a escultura de Fernando Pessoa, sobre o sentido do projeto, o encontro de literaturas e culturas propiciado pelo projeto e as semelhanças entre o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe e o poeta e escritor português Fernando Pessoa, declarações ilustradas com retrato de Goethe e com fotografia a p/b de Fernando Pessoa, Escola Alemã de Lisboa, declarações em alemão e legendadas de Boris Lekar sobre a participação no projeto sob a orientação do professor Karl-Eckhard Carius e o sentimento de satisfação com o trabalho realizado, declarações ilustradas com fotografias a cores e a p/b de alunos da Escola Alemã de Lisboa a trabalhar no projeto de construção das esculturas de Goethe e de Pessoa e com pormenores da capa do livro "Goethe, Pessoa: documentação de um projeto de pedagogia artística/ Dokumentation eines Kunstpãdagogischen Projekts", declarações de Joana Mendes, junto a escultura de Goethe, sobre os aspetos que considera mais relevantes no projeto desenvolvido, declarações ilustradas com fotografias a cores e a p/b de trabalhos de fundição, declarações em alemão e legendadas de Karl-Eckhard Carius sobre o começo do projeto, a escolha dos poetas, a necessidade de colaboração de terceiros, o financiamento do projeto e o valor do trabalho realizado, declarações ilustradas com pormenores das esculturas de Goethe e de Pessoa e com desenhos representando Goethe. Capa do livro "A Instrução dos Amantes" de Inês Pedrosa, fotografia a p/b do jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho, José Vieira sugere o livro "Daqui a nada", pormenores da capa do livro, Catarina Resende fala sobre a temática desta obra, declarações ilustradas com capa do livro. Retrato de Armando Moreno, pormenores da capa do livro "Histórias quase clínicas", declarações de Armando Moreno sobre os condicionamentos que limitam o escritor, o desenvolvimento da teoria dos circuitos, a estrutura do conto, a sua forma de escrever e a semelhança entre a sua escrita e a música de jazz, declarações ilustradas com capas dos livros "Biologia do conto", "Histórias quase clínicas", "A diáspora" e "Cais do Sodré" da autoria de Armando Moreno. Capa do livro "The Portuguese seaborne empire: 1415-1825" de Boxer, capa do livro "O império marítimo português: 1415-1825" (tradução portuguesa publicada nas edições 70); declarações de Vasco Graça Moura sobre o livro e declarações ilustradas com pormenores das capas das edições portuguesa e inglesa da obra e com folhear das páginas do livro. Retrato do navegador Cristóvão Colombo, pormenores da capa do livro "A festa dos loucos", uma ficção em torno da figura de Cristóvão Colombo, Instituto Franco-Português, em Lisboa, declarações em francês e legendadas de Paul Zumthor sobre a aprovação social do projeto de Cristóvão Colombo, a forma como o navegador dissimulou as suas descobertas e a procura de apoio real para a empresa marítima, declarações ilustradas com audiência e com retratos de Cristóvão Colombo.