Um Olhar para Depois de Abril

00:40:08

Programa de caráter cultural dedicado à arte portuguesa do século XX, com destaque para a arte após a Revolução de 25 de Abril de 1974, nomeadamente a arte com vertente de propaganda política e a influência que a revolução teve na obra dos artistas portugueses.

  • Nome do Programa: Um Olhar para depois de Abril
  • Nome da série: Portugal contemporâneo, a arte possível
  • Locais: Portugal, Porto, Lisboa
  • Personalidades: Rui Mário Gonçalves, João Rodrigues Vieira
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Colaboração: Eugénia Bettencourt. Locução: Eládio Clímaco. Texto: Rocha de Sousa. Produção: Nuno Figueira. Realização: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Primeiras páginas dos jornais "A Capital" e "Diário de Notícias" sobre o golpe militar do Movimento das Forças Armadas, Eugénia Bettencourt, atriz, lê texto sobre a arte contemporânea portuguesa pós 25 de abril, imagens de arquivo RTP de populares e militares a circularem no Terreiro do Paço, Rua Augusta e no Largo do Carmo durante a revolução, artigos de jornal, imagens de arquivo RTP, a preto e branco, e desenhos alusivos à libertação dos preços políticos e manifestação em Lisboa ouvindo-se "O povo unido jamais será vencido", pessoas seguram cravos vermelhos. Imagens de arquivo RTP da criação do painel comemorativo do 25 de abril de 1974 por vários artistas portugueses numa iniciativa do Movimento Democrático dos Artistas Plásticos na Galeria de Arte Moderna de Belém, a 10 de Junho de 1974, vistas do mural, imagens de arquivo RTP, preto e branco, de manifestação em frente da Assembleia da República no Palácio de São Bento. Cartazes e frases de propaganda política colados e escritas nas paredes de ruas de Lisboa, artistas pintam símbolos comunistas e da reforma agrária em muro, frases e slogans contra o fascismo e de propaganda, com destaque para mural do Movimento de Esquerda Socialista, com os rostos de Karl Marx e Lenin, pintura mural de apoio ao PSD, cartazes, frases e desenhos ilustrativos do PCP e PS, pintura mural. Desenhos integrantes da exposição coletiva "A Pena de Morte" patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, trabalhos de John Heartfield, pseudónimo do artista alemão Helmut Herzfeld, pinturas dos artistas Rogério Ribeiro e Querubim Lapa, desenhos cartoonistas de João Abel Manta e de outros cartoonistas, fotomontagens irónicas e satíricas. Depoimento de Rui Mário Gonçalves, crítico de arte, sobre a Casa dos Artistas, imagens de arquivo, a preto e branco da exposição coletiva de pintura "Alternativa Zero" patente na Galeria Nacional de Arte Moderna, depoimento de João Rodrigues Vieira, artista plástico, sobre a Galeria de Arte Moderna de Belém, cartazes de exposições Imagens de arquivo, a preto e branco, das ruínas da Galeria de Arte Moderna de Belém provocadas pelo incêndio em agosto de 1980 e do transporte de várias obras de arte para camioneta, fachada e exterior do Centro Nacional de Arte Contemporânea no Porto, depoimento de Fernando Pernes, professor universitário. Exterior e pátio da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, estudantes desenham na aula de nu na ESBAL, esculturas e exterior de faculdade, depoimento de Carlos Amado, escultor e professor na ESBAL, sobre as mudanças no ensino de arte em Portugal após a Revolução de 25 de Abril, imagens de arquivo RTP da criação do painel comemorativo do 25 de abril de 1974, anta.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .