Um Conde, um Carro e um Burro
O último episódio da primeira temporada da série é dedicado à História do Automóvel. No Museu do Caramulo, onde se encontra reunida a maior coleção de carros antigos do país, José Hermano Saraiva fala dos primórdios desta invenção que revolucionou a nossa visão e relacionamento com o mundo.
Resumo Analítico
02m35: Início com referência ao primeiro automóvel que entrou em Portugal no ano de 1895, vindo de França e comprado pelo conde de Avilez (05m16); 10m21: Exterior e interior do Museu do Caramulo onde se podem encontrar desde os primeiros carros que entraram em Portugal até aos mais recentes; É numa incursão pelas peças expostas neste museu que José Hermano Saraiva vai contando a História do automóvel, desde o primeiro automóvel cujo motor a vapor foi concebido pelo inglês James Watt, passando pelas construções de Karl Benz, a criação do Rolls Royce, do Bugatti até à máxima americana de "cada homem um carro" do construtor Henry Ford; 20m30: Fotografias da equipa de Henry Ford na linha de montagem do seus carros, onde entre 1909 e 1927 construiu mais de 15 milhões de automóveis; O primeiro Ford T a vir para Portugal foi para o agente da Ford e que era o 11.000 da sua série, ainda no reinado de D. Manuel, em 1909 tal como o Fiat (Fabrica Italiana Automobile Torino); Para terminar o historiador explica a importância do automóvel para o Homem moderno e a analogia com o cavalo na Idade Média.