TV Palco

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Programa e magazine cultural dedicado ao teatro, apresentado por Igrejas Caeiro, com entrevistas e excertos de espetáculos teatrais em Portugal. Reportagem sobre a Escola Superior de Teatro, integrada no Conservatório Nacional, os problemas com que se debate e a sua reestruturação após a Revolução de 25 de Abril.

  • Nome do Programa: TV PALCO
  • Nome da série: TV PALCO
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Igrejas Caeiro Produção: Figueiredo Barros Realização: Herlânder Peyroteo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Igrejas Caeiro apresenta o programa no Conservatório Nacional; exterior do conservatório; fala sobre as reformas por que passou o Conservatório Nacional, que integra a Escola Superior de Teatro, e introduz a Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro que vai entrevistar, ilustrado por estante com livros antigos; fachada do Conservatório Nacional, no antigo Convento dos Caetanos; corredor do Conservatório com móveis antigos; quadro com pensamento de Ivo Cruz, antigo director do Conservatório: ?Português no Pensar/Cristão no sentir/Universal no comunicar/Nobre e leal no agir?. 32m55: Depoimento do professor Osório Mateus, membro da Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, sobre o papel da Comissão Directiva, como órgão executivo das deliberações das Assembleias-Gerais da escola e sobre as etapas mais significativas da história da escola e do Conservatório, depois de 1970, ilustrado com placard da Associação de Estudantes; quadro e cadeira antigos, na sala onde decorre a entrevista, corredor com cartazes nas paredes e peças de arte e mobiliário antigos. 36m39: Depoimento de Francisco Albuquerque, membro da Comissão de Alunos que integra a Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, sobre as reuniões que levaram ao novo modelo de gestão da escola, no pós 25 de Abril. 38m08: Osório Mateus refere que a Escola Superior de Teatro é a única escola do Ensino Superior de Lisboa cujo modelo de gestão tem, exclusivamente, por base as deliberações das reuniões gerais. 38m44: Depoimentos dos professores Carlos Cabral (Departamento de Encenação) e Rui Mário, membros da Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, sobre, respectivamente, os departamentos da Escola Superior de Teatro; a falta de homologação, pelo Ministério da Educação, o novo modelo de gestão implementado na Escola Superior de Teatro e no Conservatório Nacional e a vontade de a Escola de Teatro ter instalações junto de teatros de referência, ilustrados com fachadas do Teatro de São Luís e edifício da antiga PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado na Rua António Maria Cardoso. 41m52: Depoimentos de Carlos Magalhães Alves, conhecido por Carlos Zíngaro, aluno do Curso de Cenografia, e de José Simões, membros da Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, sobre, respectivamente, o problema da reduzida área das instalações do Conservatório Nacional e da Escola de Teatro; a necessidade de novas instalações para a Escola de Teatro, ilustrado com atelier do Curso de Cenografia. 43m44: Depoimentos da professora Luísa Homénio, membro da Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, e de Francisco Albuquerque sobre, respectivamente, o número de alunos que frequenta o Conservatório, a falta de espaço e de isolamento sonoro das salas e a necessidade de reforçar a dotação orçamental; a composição e as funções do Conselho de Gestão do Conservatório Nacional. 47m18: Depoimentos do professor Fernando Loureiro, membro da Comissão Directiva da Escola Superior de Teatro, de Carlos Zíngaro e de Rui Mário sobre a atribuição de bolsas de estudo. 49m37: Osório Mateus reflecte sobre a necessidade da boa preparação técnica dos alunos, acrescida de uma preparação política, de forma a não aceitarem trabalhar em más condições. Depoimentos intercalados de Fernando Loureiro e de Luísa Homénio sobre as reestruturações nas admissões e no Curso de Actores, indicadas pela Comissão Pedagógica. 53m38: Carlos Cabral apresenta as alterações respeitantes ao Curso do Departamento de Encenação; Osório Mateus refere que o Curso de Formação de Actores é o único da escola que impõe limite de idade. 55m23: Depoimentos de Carlos Zíngaro e de Francisco Albuquerque sobre, respectivamente, o facto de a sua alcunha ser anterior à sua entrada no Conservatório e sobre a programação do próximo ano lectivo do Departamento de Cenografia; a reestruturação do Curso de Dramaturgia, ilustrado com atelier do curso de Cenografia. 58m10: Francisco Albuquerque fala sobre a possibilidade de existir na escola um regime de internato. Apoiado por Rui Mário, Igrejas Caeiro resume os problemas com que se debate a Escola Superior de Teatro, ilustrado por fachada da igreja do Convento dos Inglesinhos; Rua António Maria Cardoso: fachadas de edifícios, Teatro de São Luís; livro aberto com pautas de música sobre móvel. Igrejas Caeiro despede-se dos telespectadores.

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