Trovas Novas – 1 (Cesário Verde)

00:21:07

Programa sobre a vida e obra literária de Cesário Verde, poeta considerado percussor da poesia moderna portuguesa, com declamação de poemas da sua autoria pelo ator Júlio César.

  • Nome do Programa: Trovas Novas - 1 (Cesário Verde)
  • Nome da série: TROVAS NOVAS
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Cesário Verde, Júlio César
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Texto e realização: Dórdio Guimarães. Ator: Júlio César.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Busto de Cesário Verde, exterior do prédio onde o poeta nasceu em Lisboa, movimento de rua, placas toponímicas da Rua dos Fanqueiros e da Rua do Salitre e exterior de edifícios, vistas gerais e panorâmicas de Lisboa, fotografias de Cesário e Silva Pinto em jovens com voz off a referir dados biográficos do poeta e a analisar a sua obra literária; nuvens. 19m16: Retratos e fotografias de Ramalho Ortigão, Fialho de Almeida, Teófilo de Braga, Cesário Verde (desenhado por Columbano Bordalo Pinheiro), Conde de Monsaraz e Gomes Leal; pessoa atravessa estrada; desenho de mulher; varanda do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC). 20m04: Júlio César, ator, declama poemas de Cesário Verde, passeia e observa montras alternado com cartaz da programação do TNSC e placa toponímica do Largo de São Carlos; automóveis estacionados; fotografias de mulheres; montras de lojas da baixa lisboeta; idosa pede esmola na entrada de igreja; busto de Cesário Verde; placa toponímica da Rua das Trinas em Lisboa; estrada ladeada por automóveis e prédios de habitação; Júlio passeia por mercado de rua com destaque para as bancas de legumes e frutas. 25m29: Limoeiro; placa identificativa da casa onde viveu o poeta em forma de homenagem dos alunos da Escola Ferreira Borges em Lisboa; exterior da casa situada em Linda-a-Pastora; Júlio passeia nas imediações da habitação; placa toponímica (de azulejos) da Rua Cesário Verde; árvores e quintal; busto do poeta; bairro de barracas; edifício em construção com homens a trabalhar na colocação de cofragens. 28m49: Júlio observa o rio Tejo ao anoitecer a partir do topo da escadaria José António Marques em Lisboa, arranca limão de árvore e passeia por quinta alternado com imagens noturnas de circulação de automóveis e do comboio a passar na Avenida 24 de Julho e de vários pontos de Lisboa; candeeiros; folhas; desenho ilustrativo do poeta e fotografia. 31m24: Entrada do restaurante "Leão" onde Cesário participava em tertúlias; exterior da casa situada em Linda-a-Pastora alternado com Júlio a declamar poemas e a passear pelos jardins; estátua do médico Sousa Martins; planos do rosto de Júlio; gato; fachada e exterior da casa onde o poeta morreu; fotografia de Cesário; pôr-do-sol em Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .