Triangular – Parte I

00:40:08

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Cândido Sousa sobre o poeta Fernando Pessoa e os cafés que estão em vias de desaparecer na cidade de Lisboa, a partir de reportagens, e com a participação de Natália Correia e Lagoa Henriques.

  • Nome do Programa: TRIANGULAR
  • Nome da série: TRIANGULAR
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Cândido Sousa, Natália Correia, Lagoa Henriques, Fernando Magalhães, Júlia Fernandes
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Cândido Sousa. Jornalistas: Fernando Magalhães, Júlia Fernandes e José Alberto Machado. Coordenação: João Grego Esteves e José Alberto Machado. Produção: Teresa Claro. Realização: Leonilde Rodrigues.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Cândido Sousa conversa com o jornalista Fernando Magalhães sobre Fernando Pessoa a propósito da comemoração do 97º aniversário do poeta e escritor português. 02m41: Reportagem de Fernando Magalhães sobre a vida e obra literária de Fernando Pessoa: vistas de Lisboa, fotografias e representações dos heterónimos alternado com imagens de arquivo de João Villaret declama poema, excerto do filme "Conversa Acabada" de João Botelho, declarações de Carmo Vieira, professora da Escola Secundária Marquês de Pombal, e dos estudantes António Almeida e Licínio Manuel Assis; exterior e interior do café "A Brasileira" e do café restaurante "Martinho da Arcada", destacando-se a presença da proprietária Albertina Mourão; exterior da última casa onde o poeta viveu em Campo de Ourique e do Hospital St. Louis (Hospital dos Franceses) no Bairro Alto onde morreu. 12m53: José Cândido Sousa e Fernando Magalhães conversam com Natália Correia, escritora e poetisa, sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos e obra poética. 21m00: Conversa com a jornalista Júlia Fernandes sobre o desaparecimento de cafés em Lisboa, especificamente no bairro do Chiado e Rossio. 22m03: Reportagem de Júlia Fernandes sobre os cafés antigos de Lisboa, com destaque para os que se situam no Chiado e no Rossio: vendedores ambulantes, abertura de lojas e movimento de rua no Chiado, destacando-se o Hotel Borges, Livraria Bertrand e perfumaria e interior de loja centenária e do café "A Brasileira", onde clientes fumam e bebem café e o encenador António de Cabo é entrevistado; fotografias; exterior e interior do edifício onde funcionou o Café Chiado e o Marrare e atualmente funciona companhia de seguros; entrevista a Alexandre O Neil, escritor. 27m13: Praça Dom Pedro IV (Rossio) com destaque para vendedor de raspadinhas, exterior e interior do Café Nicola, onde o empregado Abel Barbosa Jorge é entrevistado sobre a mudança de costumes e o seu impacto na afluência de pessoas nos cafés e clientes conversam; esplanada; fotografias do Café Chave de Ouro e Martinho do Rossio alternado com exterior das agências bancárias (bancos); entrevista a Alexandre O Neil; exterior e interior da pastelaria e confeitaria Ferrari; movimento de rua e sem abrigos (pedintes) no Chiado; proprietários fecham lojas. 31m52: José Cândido Sousa e Júlia Fernandes conversam com Lagoa Henriques, escultor, sobre o encerramentos dos cafés no Chiado.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .