Três Andamentos – Episódio 5

00:28:26

Programa apresentado por José Cáceres, com destaque para a Escola Portuguesa de Arte Equestre, para as principais características do cavalo lusitano, e uma evocação do Marquês de Marialva.

  • Nome do Programa: Três Andamentos
  • Nome da série: Três Andamentos
  • Locais: Alpiarça, Lisboa, Queluz, Alter do Chão
  • Personalidades: José Cáceres, Manuel Campilho
  • Temas: Ambiente e Energia, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: José Cáceres
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

02m20: José Cáceres faz um breve resumo das reportagens que o programa irá abordar. 03m09: Alpiarça, Quinta da Lagualva de Cima; fachada da quinta. Manuel Campilho, Associação Puro-sangue Lusitano, conduz charrette puxada por duas parelhas de cavalos, cavaleiros executam alguns exercícios com cavalo lusitano. Declarações de Manuel Campilho sobre os produtos de excelência do mundo rural, define características do cavalo Lusitano e dá a conhecer algumas das prioridades da associação; cavalos correm no campo. Boxes com cavalos, grande plano de livro?Stud Book da raça Lusitana?, lançado pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-sangue Lusitano, livro genealógico da raça Lusitano. 07m48: Cavalo como membro das forças de segurança. Fachada de quartel do regimento de cavalaria, 4º esquadrão da GNR, portão abre-se, elementos da GNR, fazem exercícios a cavalo; placa toponímica do regimento. Declarações de Mariz dos Santos, Comandante do Regimento de Cavalaria sobre o papel do cavalo nas forças de segurança, sua selecção. Boxes do regimento, soldados da GNR trabalham cavalos em picadeiro; patrulhamento com cavalos; simulação de canalização de adeptos de futebol a estádio, barragem e carga a cavalo com finalidade de dispersar pessoas. Mariz dos Santos demonstra saltos de obstáculos a cavalo. Alunos de equitação em aula no regimento de cavalaria. Imagens de arquivo. 12m44: Palácio Nacional de Queluz, cavalariças, cavalos são preparados para exibição artística. Marco com figura alusiva ao Rei Dom João Quinto, fundador da Coudelaria de Alter; cavalos no campo. Depoimento de Filipe Figueiredo (Graciosa), Director da Escola Portuguesa de Arte Equestre, sobre a fundação da escola equestre; livro ?Luz da Nobre Arte da Cavalaria? da autoria de Manoel Carlos de Andrade. Exercícios executados a cavalo. 15m14: José Henriques, Coronel evoca o Marquês de Marialva, figura incontornável da arte equestre. Imagens de arquivo. 17m28: Cavalo da Coudelaria de Alter, placa toponímica de Lezirão, visita a Mouchão Salgueiral, ilha no Tejo, distribuição de ração a cavalos. Mouchão Esfola Vacas; poldros são encaminhados para reboque de tractor e transportados até ao destino de Mouchão Salgueiral. 20m41: Homem conduz poldro da coudelaria Arsénio Cordeiro para ser avaliado; Arsénio Cordeiro, Juiz da Raça Lusitana, avalia e explica os parâmetros da avaliação. 24m48: Palácio Nacional de Queluz, Cavaleiros da Escola Portuguesa de Arte Equestre montam a cavalo e apresentam espectáculo. Filipe Figueiredo (Graciosa), Director da Escola Portuguesa de Arte Equestre define o espectáculo executado pela sua escola. Cavalos no campo.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .