Tradição de Segadas em Lavos

00:30:47

Programa sobre o desaparecimento da tradição das cantigas de segadas cantadas pelos trabalhadores das salinas e atividade piscatória da freguesia de Lavos, no concelho da Figueira da Foz.

  • Nome do Programa: Tradição de Segadas em Lavos
  • Nome da série: Das Artes e Oficios
  • Locais: Figueira da Foz
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista em movimento da Ponte da Gala ou Ponte dos Arcos e de ponte alternado com vista geral da Figueira da Foz e banhistas na praia; depoimentos de habitante de Lavos sobre a história da vila, freguesia ilustrado com jovens tomam banho e casas na praia; vistas da vila com destaque as pessoas e casas. 06m26: Depoimentos de habitantes sobre as segadas típicas da região e as temáticas abordadas nas canções. 15m41: Crianças e homem andam no "Carrossel Angola"; depoimento de salineiro sobre o processo de produção e extração do sal nas salinas e as condições de trabalho atuais alternado com mulheres (salineiras) a encher alguidares com sal e transportarem-nos à cabeça até a barracão e trabalhadores (marnotos) a remover os montes de sal. 19m33: Barcos de pesca atracados no cais com voz off a declamar segada dedicada ao pescador; depoimentos de habitantes sobre as segadas da região e as motivações por detrás da sua criação e mulher canta segadas. 26m36: Gaivotas a voar; jovens com trajes típicos da região (rancho) entram para camioneta em direção às salinas, onde as raparigas enchem baldes com sol; depoimento sobre as tradições de rancho na região; exibição do rancho folclórico nas salinas destacando-se os montes de sal e barracões.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .