Trabalho e Lazer

00:25:18

Documentário de caráter antropológico sobre o trabalho e o lazer do povo, com um olhar sobre a faina do pescador Alexandre, e o acompanhamento da produção do pão, do vestuário de pastores típico das terras de Barroso, e de uma reunião comunitária.

  • Nome do Programa: Trabalho e Lazer
  • Nome da série: Memória dum Povo
  • Locais: Barroso
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Junta de bois com arado; junta de bois a lavrar a terra; mulher a trabalhar o campo; mulheres a mondar; plantação de trigo; trigo a ondular ao vento; idoso a ceifar trigo; idoso a amolar gadanha; pessoas e animais a trabalhar nos campos; populares a agarrar molho de feno e a transportá-lo à cabeça; espigueiros; relógio de sol no topo de espigueiro. 07m10: Interior de moinho, mó a girar; cereais a cair na mó; farinha a sair e idoso a ver a qualidade da mesma; sacas fechadas; forno com lume a arder; homem a mexer o lume com pau; casa de xisto; homem a trabalhar em ambiente com fumo; mulheres a amassar o pão; pães; pessoas a colocar pães no forno e a acender o lume; pães cozidos; mulher a retirar o pão do forno e a verificar se está cozido. 09m44: Aldeões saem da igreja, reúnem-se no largo da mesma onde decorre um leilão de maçãs; rostos; intervenção de homem sobre as deliberações de uma reunião da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia e a sua atuação e a dos seus conterrâneos perante estas decisões; pessoas a ouvir e a discutir com o orador; populares a discutir entre si. 17m06: Declarações de habitante local sobre a necessidade de encontrar um consenso e a culpabilidade das mulheres pelos desentendimentos; mulheres falam sobre toda a tradição das reuniões semanais realizadas após a missa; grupo de homens discute sobre a realização de uma feira ilegal e o poder de decisão dos cidadãos; populares abandonam o local; pessoas junto à igreja; torre sineira da igreja; jovens a correr; vista de casas e monte de feno junto a barracão. 22m36: Declarações de Alexandre sobre a pesca de lagostins no rio Angueira, a forma como os lagostins foram trazidos para a ribeira, a existência de tencas, o número de pescadores destes crustáceos, o gosto pelos lagostins, a utilização destes crustáceos na alimentação dos habitantes locais, a proibição da sua pesca e as circunstâncias em que estes se podem pescar, o interesse dos turistas pelo castro local e os objetos que aí encontrou, declarações ilustradas com vegetação na margem do rio, queda de água, leito do rio Angueira e casa de xisto na margem do rio. 25m32: Capa de burel; mulher a trabalhar no tear; idosa com capa de burel a transportar saca com erva à cabeça; homem com croça de junco vestida; mãos a partir o junco; homem com pilão a bater o junco para o alisar; croça de junco terminada; croça a ser carddada; homem a vestir croça de junco.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .