Trabalhadores da indústria têxtil

00:31:07

Programa de Pitacas Antunes sobre os problemas e dificuldades que afetam as profissões de alfaiate, costureira e modista e o funcionamento da Cooperativa Industrial Confeções Revolução na fábrica têxtil em Alcácer do Sal.

  • Nome do Programa: Trabalhadores da indústria têxtil
  • Nome da série: Afinal como é ?
  • Locais: Portugal, Alcácer do Sal
  • Personalidades: Pitacas Antunes, Maria Jerónima
  • Temas: Economia e Finanças, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Reportagens e apresentação: Pitacas Antunes.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Pitacas Antunes entrevista Campos, alfaiate artesão, sobre as dificuldades que afetam a atividade e profissão alternado com interior de atelier, onde outro alfaiate faz medições a peça de roupa, passa a ferro e pronuncia-se sobre os preços praticados na loja em comparação com a fábrica têxtil e a atividade sindical. Costureiras trabalham alternado com entrevista a responsável por loja de costura sobre os problemas que afetam o setor e refere os trabalhos que tem feito para fábrica e que depois são vendidos por preços elevados sem qualquer retorno à sua loja, interior de loja de roupa, Pitacas Antunes refere depoimento de trabalhadora que denunciou situações de exploração mas que não quis participar no programa por ter medo de não arranjar trabalho e faz apelo à melhoria das condições de trabalho. Pitacas Antunes entrevista e conversa com costureiras e modistas sobre as condições de trabalho, desde a Revolução de 25 de Abril de 1974, os problemas que afetam o setor e a atividade sindical. Entrevista Rodrigues, representante da Cooperativa Industrial Confeções Revolução, trabalhadoras, Maria Jerónima, trabalhadora de 16 anos, e à antiga mestre de Maria Jerónima sobre o funcionamento da cooperativa na fábrica situada em Alcácer do Sul e as condições de trabalho na cooperativa fábrica, alternado com interior da fábrica têxtil onde trabalhadores realizam várias tarefas. Trabalhadoras elogiam o trabalho na cooperativa, durante a pausa do lanche, entrevista a Rodrigues e a trabalhadoras da cooperativa fábrica e a Luís.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .