Tesouros Perdidos – Parte II

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Segunda parte da reportagem do jornalista António Alfaiate sobre as obras de arte portuguesa que integram o património histórico e cultural nacional, mas que por razões diversas se encontram espalhadas pelo mundo e que o Estado Português ainda não conseguiu readquirir.

  • Nome do Programa: Tesouros Perdidos
  • Nome da série: Reportagem
  • Locais: Portugal, Inglaterra, França
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: António Alfaiate Produção: Olga Toscano
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Declarações de Rainer Daehnhardt, historiador e colecionador, sobre os saques napoleónicos, e as oportunidades que Portugal perdeu de as recuperar; fachada do edifício da Empresa de Leilões Christie"s, em Londres; movimento no interior; obras expostas; depoimento de Jason Heric, Universidade de Oxford; exterior da Biblioteca Nacional de Paris; planos de coche português recuperado após ser vendido para os Estados Unidos; berlinda exposta no Museu Militar, em Lisboa; armaduras medievais, loiças e armas da coleção particular de Rainer Daehnhardt; espingarda pertencente a Dom João VI (oferta da coroa inglesa), e par de pistolas oferecida a Dom Fernando II por sua esposa, Rainha Dona Maria II; gravura de caravelas; 40m32: Exterior e interior do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa; peças de arte em exposição; baixos relevos pertença do Duque de Loulé, expostos na Fundação Martin Bodmer; placa toponímica da Fundação Martin Bodmer, na Suíça; edifícios da Fundação; depoimento do Director do Museu da Fundação (legendado). 43m33: Londres: Edifício do Parlamento; exterior e interior da Apsley House; declarações de Alicia Robinson, diretora (legendadas); pormenores do interior; quadro do pintor William Salter; pormenores da Baixela da Vitória, peça em prata da autoria de Domingos Sequeira, oferecida pelos portugueses ao Duque de Wellington pela vitória infringida aos franceses aquando das invasões napoleónicas; declarações de Ângela Delaborce, historiadora de arte, Leonor d´Orey, do Museu Nacional de Arte Antiga. 48m28: Grafismo com fotografia de Pedro Santana Lopes com declarações em off do próprio enquanto secretário de Estado da Cultura sobre a aquisição desta obra de arte pelo Estado Português, aquisição que nunca se efetivou (Cortesia RDP); carta enviada pela Secretaria de Estado da Cultura à Embaixada Britânica em Lisboa e nota da Embaixada Britânica, ilustram as demandas efetuadas para a venda a Portugal desta baixela, durante o período em que Pedro Santana Lopes era Secretário de Estado da Cultura; depoimentos de Patrícia Salvação Barreto, do Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, e Manuel Frexes, ex-Secretário de Estado da Cultura, sobre as negociações com a família do Duque de Wellington, para a aquisição da referida Baixela; exterior e interior da Apsley House em Londres destacando-se as pinturas e a baixela completa.

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