Tesouros da Sé de Braga
Programa apresentado por José Hermano Saraiva no espaço museológico da Sé de Braga, dedicado à fundação do Condado Portucalense, e à caracterização da profunda instabilidade vivida no século XI, tendo como cenário a Sé de Braga enquanto centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico em Portugal.
Resumo Analítico
José Hermano Saraiva, junto à Sé, em Braga. Retratos a óleo do Conde D. Henrique e de sua mulher, D. Teresa. Vista em movimento dos exteriores e fachada da Sé de Braga, no Largo D. Paio Mendes (antigo arcebispo de Braga provindo de famílias influentes), a mais antiga catedral portuguesa, que data do séc. XI. Pórtico de entrada, interiores, nave principal. Interior da Capela dos Reis, do séc. XIV, que foi acrescentada mais tarde, túmulos de D. Teresa e do Conde D. Henrique, pormenores dos mesmos. Relato histórico da fundação do condado portucalense acompanhado por plano de mapa antigo da península ibérica dividida por reinos e por ilustrações de exército, de D. Urraca, de D. Teresa, de mouros; explanação do papel da Ordem de Cluny na clarificação do ideário católico. Ilustração de exército mouro em batalha e de cenas de guerra, de trabalhadores em várias actividades. 17m50: Exteriores da Sé de Braga. Vista panorâmica da cidade de Braga; exteriores e fachada da Catedral de Santiago de Compostela, túmulo do Apóstolo Santiago. Panorâmicas de Braga; estátua em bronze de D. Afonso Henriques (filho de Henrique), pormenores. Ilustrações de senhores nobres e de servos, da Rainha D. Teresa, do Infante D. Afonso Henriques, de mapa com destaque para o condado portucalense por ele herdado, para caracterização das tensões entre classes sociais, entre a religião católica e os rituais moçarabes e entre portucalenses e mouros que atravessaram todo o séc, XI. Explicação da Batalha de S. Mamede, em que o 1º rei de Portugal tenta libertar-se do jugo da Galiza, já que a viúva D. Teresa tinha casado com o Conde da Galiza, Fernão Peres de Trava; vista do local onde se travou esta batalha, no Campo de S. Redenhas, correspondente à actual Veiga de Creixomil; Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, onde vem especificado o local do combate ( a meia légua de Guimarães para quem vem do Porto), antiga ponte e planície onde se travou o combate. Novas ilustrações de rosto de D. Teresa e de D. Afonso Henriques e relato da sua estratégia de independência ao pagar voluntáriamente tributo ao Papa escusou-se de prestar vassalagem a outro senhor, neste caso o seu primo, Rei de Leão e Castela. 26m59: Interiores do Museu da Catedral da Sé de Braga, o mais importante museu de arte sacra em Portugal; peças de marfim em exposição, de ourivesaria, vestuário religioso, esculturas, pinturas, crucifixos, destaque para pequena cruz de ferro que foi a primeira a presidir uma missa de padres portugueses no Brasil.