Tempos Modernos: Expansão, Impérios, Manufacturas
Terceiro episódio desta série documental que traça o quadro evolutivo da indústria portuguesa, relevando as atividades empresariais e os acontecimentos de maior significado histórico, bem como as técnicas, as teorias económicas, e os pensamentos sociais que lhe estão associados e que determinam a sua evolução.
Resumo Analítico
Grafismo da pintura ?O Sonho do Infante?, de José Malhoa sobreposto a vista do Cabo de Sagres; observações escritas sobre a importância da experimentação no processo dos Descobrimentos portugueses, sobreposta a plano do mar e borda de nau; gravura ?Vista e Perspetiva do Palácio do Rei de Portugal em Lisboa?, publicada por Georg Balthasar Probst no século XVIII; plano geral da Praça do Comércio, Castelo de São Jorge, estátuas de Dom Manuel I, Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa; mapa do mundo exposto na entrada do Museu da Marinha; busto de Vasco da Gama; sacos de especiarias e tecidos de luxo expostos enquanto peças museológicas; pintura de vista de Lisboa do rio Tejo com naus junto da Praça do Comércio. 05m19: Plano próximo do quadro ?Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500? de Óscar Pereira da Silva de 1922; carta de Pero Vaz de Caminha; plano próximo de produtos naturais brasileiros, com destaque para Pau-Brasil; gravura de índios a cortar e recolher Pau-Brasil da ?Cosmographie universelle illustrée des diverses figures des choses les plus remarquables. . . .? Vol. 2, de André Thevet, de 1575; corda presa na borda de uma nau; declarações de Amélia Polónia, historiadora, sobre a construção naval, alternadas com lenhador a cortar madeira com machado, alternado com plano geral do Pinhal de Leiria; lenhadores a cortar madeira com serra de peito; mecanismo de serra hidráulica a funcionar no interior do moinho; plano próximo do cavername (esqueleto) de um barco; carpinteiro de enxó a fazer cálculos em peça de madeira; gravura de construção de nau no século XV no Cais da Ribeira em Lisboa. 13m18: Destaque para o sistema de sustentação das velas do navio; idosa artesã a chegar a construção tradicional onde se encontra um tear tradicional; artesã a utilizar o tear; plano de zona do rio Tejo, conhecido como Mar da Palha, ao pôr-do-sol, com destaque para o Esteio do Judeu; moleiro a ativar unidade moageira de moinho de maré; cereais a cair na mó; moleiro a peneirar farinha; oficina de tanoaria com tanoeiro a produzir barril de forma artesanal; plano próximo de fogo em forno de ferreiro; ferreiros a trabalhar de forma artesanal; ilustração de ferreiros alemães; armadura, canhões; ilustração de nau; roldana com corda. 19m56: Baía de Todos os Santos, planos da cidade, alternados com busto de Tomé de Sousa; mulher em roupa tradicional; plano de plantação de canas-de-açúcar; declarações de Vera Tostes, museóloga, sobre a utilização de escravos na agricultura do Brasil e o comércio de cana-de-açúcar, alternado com agricultores a cortar cana-de-açúcar; canas-de-açúcar cortadas; ruínas de engenho de processamento de cana-de-açúcar, alternadas com casas senhorias; pintura de escravos a utilizar engenho; plano próximo de forma de secagem de açúcar; homem a chamar crentes para procissão; declarações de Eugénio dos Santos, historiador, sobre a importância dos escravos na exploração do brasil, alternadas com pintura sobre o índio brasileiro. 25m39: Plano da Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa; gravuras sobre manufaturas têxteis; gravura de Luís de Meneses, 3.° Conde da Ericeira; declarações de Jorge Custódio, historiador, sobre os incentivos à manufatura; engenho de linho tradicional; artesãs a preparar linho para fiar, a fiar e a utilizar tear tradicional; mineiro com a transportar bicicleta; mineiros a procurar ouro em curso de água no Brasil de forma tradicional; plano do curso de água; pintura sobre a procura de ouro no Brasil e consequente exploração do interior; planos da cidade brasileira Ouro Preto; exterior e interior do Museu do Ouro em Sabará; interior de corredor de mina; retrato de Dom João V, alternado com exterior e interior do Convento de Mafra; plano do Aqueduto das Águas Livres em Lisboa; gravura do Aqueduto; declarações de Jorge Custódio, historiador, alternada com ilustrações e gravuras de máquina a vapor do sistema savery; vidreiros a trabalhar em fábrica.