Tempo de antena da candidatura de Soares Carneiro

00:02:51

Última aparição televisiva de Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro e presidente do PSD, num Tempo de Antena da Campanha Eleitoral de Soares Carneiro para a Presidência da República, candidato apoiado pela Aliança Democrática. Intervenção gravada em 3 de Dezembro de 1980, dia anterior à morte de Francisco Sá Carneiro.

  • Nome do Programa: tempo de Antena
  • Nome da série: tempo de Antena
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Francisco Sá Carneiro
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Últimas palavras proferidas por Sá Carneiro an televisão portuguesa: "Aquilo que muitos pensavam impossível aconteceu, o Partido Comunista (PC) apoia oficialmente, a eleição do General Ramalho Eanes. O Partido Comunista apelou ao voto do General Ramalho Eanes, e o General Ramalho Eanes não rejeitou o apoio oficial do PC à sua reeleição. Com Álvaro Cunhal apoiado por ele está Ramalho Eanes. Ramalho Eanes está contra Freitas do Amaral, está contra mim (Sá Carneiro), está contra Aliança Democrática e até contra Mário Soares. Isto diz-nos bem, neste momento que precede o voto para a eleição do Presidente da República da nossa responsabilidade, da vossa responsabilidade, é disso que se trata. O apoio oficial do PC à candidatura de Ramalho Eanes, mostra-nos que nesta eleição, se joga qualquer coisa de mais profundo, mais grave do que uma escolha de pessoas. É o regime democrático, é a política para os próximos quatro anos, é o futuro do país, não apenas da Aliança Democrática, da Aliança Democrática também, por isso falo em primeiro lugar para os eleitores que votaram AD no dia 5 de Outubro. Votar Soares Carneiro é um imperativo de coerência que garantirá a estabilidade da AD, o prosseguimento da sua politica. Fala também para todos aqueles que não tendo votado AD no dia 5 de Outubro, querem em Portugal uma democracia plena sem conselho da revolução, sem os comunistas no poder, mesmo que seja indirectamente através de Belém, sem o grupo politico militar do Conselho de Revolução, que querem um país estável, progressivo, a caminho da Europa, em que a justiça social, e o desenvolvimento sejam uma realidade. Falo também para esses eleitores que agora votarão Soares Carneiro, para conseguir esse objectivo fundamental, objectivo fundamental da nossa geração, da geração dos que estão na força do trabalho, que garantirá futuro aos jovens, estabilidade e segurança às donas de casa, que garantirá justiça social a todos nós, e aos mais velhos. Acredito firmemente, hoje mais que nunca, que no dia 7 de Dezembro, vamos eleger o General Soares Carneiro, em nome não só da AD, mas de Portugal. "

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .