Temos de Conquistar a Paz

00:29:01

Documentário sobre a manutenção da paz em Angola e a luta contra os grupos independentistas, nomeadamente o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), destacando a formação de militares em vários distritos do país.

  • Nome do Programa: Temos de Conquistar a Paz
  • Nome da série: Angola 70
  • Locais: Angola
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Realizador: José Elyseu.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

35m46: Vista panorâmica da Baía de Luanda com voz off a salientar a importância da cidade no restabelecimento da paz em Angola; Augusto Pereirinha, dissidente do MPLA, confessa já ter pertencido ao movimento no âmbito de missão clandestina consistindo no treinamento de indivíduos em tática militar e pronuncia-se sobre os objetivos e apoios que o movimento recebe decorrentes do comunismo, referindo-se à União Soviética e à China. 39m36: Militar identifica e descreve algumas das armas, de origem russa, apreendidas aos independentistas revolucionários na zona leste de Angola; cidadão angolano comenta os movimentos revolucionários angolanos, com destaque para o MPLA, e os apoios externos provenientes das influências comunistas; militar identifica e descreve algumas das armas, de origem jugoslava e checoslovaca, apreendidas aos independentistas revolucionários. 43m01: Mapa com a localização de Carmona; estrada do distrito de Uíge e vistas de Carmona com voz off a comentar a recuperação da região após atos terroristas ocorridos em Março de 1961; Governador do distrito de Uíge identifica, com recurso a mapa, as áreas mais atingidas pelos referidos atos e afirma que a situação está controlada e a segurança restabelecida; vegetação e habitações; homens e mulheres durante atividade agrícola na produção de café. 46m03: Mapa com a localização de Cabinda; vista aérea e geral da cidade; cidadão angolano comenta e salienta as qualidades da região; militares "cabindas" ouvem oficial durante formatura, marcham ao mesmo tempo que efetuam cânticos e embarcam em jipes seguindo viagem para missão; rodas de avião em movimento. 50m05: Mapa com a localização de Nova Lisboa; oficial português, destacado para a região, refere a criação e instalação da Escola de Aplicação Militar, que visa a formação dos quadros oficiais militares angolanos, em Nova Lisboa; fachada do edifício da escola; militares em exercícios de combate, em jipes e simulação de emboscada; helicóptero de guerra larga militares que treinam exercício durante simulação de frente de combate. 56m28: Mapa com a localização do distrito de Sá da Bandeira; polícias montadas em cavalos; oficial português, destacado para a região, comenta a criação e os objetivos da Política Montada nomeadamente o patrulhamento de fronteiras e refere os locais de fiscalização desta autoridade; polícias a cavalo patrulham linha ferroviária e fiscalizam documentos de identificação de moradores de aldeia. 58m14: Mapa com a localização da Zâmbia; parada militar do grupo "Flechas" alternado com armamento (armas e munições) apreendido; exercícios militares de simulação de frente de combate orientados por instrutor. 01h00m48: Trabalhador agrícola conduz trator e lavra a terra; homens a trabalhar na construção civil; mulheres moem cereais através de métodos tradicionais em aldeia; vistas gerais de aldeia e respetivas habitações; crianças em sala de aula; vida quotidiana de aldeãos no distrito de Sá da Bandeira; militares em formação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .