Teatro Thalia em Lisboa
Programa cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado ao Teatro Thalia, uma miniatura do Teatro Nacional D. Maria II, mandado construir pelo Conde de Farrobo nos jardins de um dos seus palácios, nas Laranjeiras, em Lisboa, que apesar da sua pequena dimensão foi um dos principais teatros lisboetas do século XIX e hoje é um dos locais de concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, conforme nos explica o convidado Paulo Jorge Fernandes, Historiador.
Resumo Analítico
Vistas aéreas do Palácio das Laranjeiras e de toda a zona envolvente, exteriores do Teatro Thalia e retratos pintados do seu criador, 1º Conde de Farrobo, Joaquim Pedro Quintela, e de D. Pedro IV, apresentadora, faz resumo da temática do programa. Exteriores do edifício neoclássico do teatro, fotografias dos exteriores do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro Thalia, ambos em Lisboa e ambos do mesmo arquiteto, Fortunato Lodi, estatuária de esfinges na entrada, interiores do Palácio com destaque para as pinturas dos tetos, fotografias dos arquitetos Diogo Lopes, Patrícia Barbas e Gonçalo Byrne, que efetuaram o projeto de recuperação do edifício do teatro destruído por um incêndio em 1862, e do edifício do teatro em ruínas antes da renovação, fachada atual do edifício, o seu interior, sala do teatro com as paredes interiores no seu original e moderno sistema de iluminação, abertura eletrónica de parte do teto do edifício, grafismo com excerto de texto de Ricardo Augusto Pereira Guimarães, 1º Visconde de Benalcanfor, sobre a sua beleza e sofisticação à época bem como dos seus frequentadores. Paula Moura Pinheiro conversa com Paulo Jorge Fernandes, historiador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sobre a vida e personalidade de Joaquim Pedro Quintela (1801-1869), 1º Conde de Farrobo e 2ª Barão de Quintela, retrato pintado do próprio, um mecenas amante de ópera, artes e desporto, e um dos mais ricos homens do seu tempo em Portugal, fotografias dos exteriores do Teatro Real e Ópera de Madrid, Espanha, e da Ópera de Paris, França. Exterior e interior do Palácio das Laranjeiras, pormenores dos tetos pintados, retratos a óleo de Joaquim Pedro Quintela, e do seu pai, Joaquim Pedro Quintela (1748-1817), 1º Barão de Quintela, que patrocinou a construção do Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa, ilustração deste edifício, retratos pintados de Joaquim Pedro Quintela (1801-1869) enquanto jovem e em adulto, este último da lavra de Domingos Sequeira, história do episódio do casamento do 1º Conde de Farrobo, retratos pintado do próprio, da sua 1ª esposa, Mariana Carlota Lodi (1798-1867), e da sua 2ª esposa, Marie Madeleine Pignault. Vista aérea do exterior do Teatro Thalia, exteriores em movimento, fachada com a inscrição "Hic Mores Hominum Castigantur", "Aqui serão castigados os costumes dos homens", porque o teatro é o palco para a sátira social e a crítica dos costumes, retrato do Conde de Farrobo com Mariana Carlota Lodi e os filhos de ambos. Zoom aéreo dos exteriores do Palácio das Laranjeiras, exteriores do Palácio e dos jardins com fontes, exteriores do Palácio Quintela, na Rua do Alecrim, retrato pintado de Jean-Andoche Junot (1771-1813). Pintura a óleo de "Junot Protegendo a Cidade de Lisboa", por Domingos Sequeira, relato dos acontecimentos históricos ligados ao Palácio da família Quintela, na Rua do Alecrim, retratos pintados do 1ª e do 2º Barões de Quintela. Interior do Palácio das Laranjeiras, escadaria principal, pormenores das pinturas dos tetos e dos lustres, gravura alegórica do regresso de D. Miguel, da autoria de Maurício José do Carmo Sendim, séc. XIX, retrato de D. Miguel (1802-1866), vista do rio Tejo no enquadramento da Rua do Alecrim, ilustrações do Desembarque no Mindelo nos arredores do Porto, 1832, do Cerco do Porto, 1832-33, da Batalha da Praia da Vitória, 1829, da Batalha de Ponte Ferreira, 1832, e da Batalha de Almoster, 1834, período das Guerras Liberais, pintura a óleo intitulada "A Pátria Coroando Os Heróis das Lutas Liberais", de Veloso Salgado, retratos de D. Pedro IV e da sua filha, D. Maria II (1819-1853), de Almeida Garrett (1799-1854), de Alexandre Herculano (1810-1877), e do Duque de Saldanha (1790-1876), pinturas "Guardando o Rebanho", de Silva Porto, e "As Padeiras - Mercado em Figueiró", de José Malhoa, que ilustram o povo na altura, retratos de José Maria Eugénio de Almeida (1811-1872), Henry Burnay (1838-1909), de Alfredo da Silva (1871-1942), e do 1º Conde de Farrobo. Vistas aéreas do Palácio das Laranjeiras e dos seus jardins, onde se encontra o Teatro Thalia, e da zona envolvente.