Teatro Garcia de Resende – Parte I
Primeira parte do programa sobre a atividade teatral em Évora, com destaque para o Teatro Garcia de Resende e o grupo de teatro do Centro Cultural de Évora.
Resumo Analítico
Excertos da apresentação do auto "El-Rei Seleuco" de Luís de Camões e interpretado pelo Centro Cultural de Évora (CCE) no Mosteiro de Jesus em Setúbal, no âmbito do "festival de teatro da cidade do Rio Azul" no verão de 1978. Teto e pintura (boca de cena) de António Ramalho na sala principal alternado com topo e fachada do Teatro Garcia de Resende (TGR) com faixa alusiva ao "Ano Internacional da Criança"; janelas manuelinas; exterior da Casa Cordovil e Fonte das Portas de Moura; Palácio de Dom Manuel; estátua com voz off a referir a evolução história da atividade teatral na cidade e a criação do TGR. Cartazes de exposições e ensaio de pianista; Túlio Espanca, crítico de arte da Academia Nacional de Belas Artes em Lisboa, refere as origens e a importância do TGR; fachada do TGR; Templo romano ou Templo de Diana; estátua na entrada e fachada da Sé Catedral; vistas de Évora; janelas manuelinas; Aqueduto da Água de Prata; rostos de homens na Praça do Giraldo; exteriores do Palácio de Dom Manuel, Igreja de São Francisco; claustro da Universidade de Évora; populares em jardim onde se encontra busto de Florbela Espanca, poetisa com voz off a referir aspetos históricos da cidade e a ler texto da escritora sobre Évora. Movimento de rua; exterior e fachada do TGR; busto de Francisco Barahona em jardim; Túlio Espanca destaca a importância de Francisco no desenvolvimento cultural e criação do teatro; teto e decoração interior pintada e trabalhada por João Vaz e Leandro Braga; átrio com pinturas de João Vaz; camarotes e boca do palco da sala principal. Sofá e cenário no palco do teatro e Túlio Espanca refere a inauguração do grupo de teatro do Centro Cultural de Évora no teatro e identifica os atores e os recitais representados e a exploração da sala enquanto palco de teatro e as alterações arquitetónicas efetuadas no edifício alternado com programas dos recitais; portas de saída e plateia do teatro com luzes acesas e apagadas; interiores (bastidores) e exteriores do teatro.