TAP: 40 Anos a Voar – Parte II
Segunda parte do documentário sobre a história da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, a propósito do 40º aniversário da sua fundação, com entrevistas a alguns dos primeiros funcionários, imagens de arquivo dos primeiros aviões ao serviço da companhia, e a evolução da empresa até aos dias de hoje.
Resumo Analítico
Carro sinaleiro do aeroporto de Lisboa junto a avião; funcionário dá indicações de estacionamento a aeronave; escadas para passageiros são colocadas em avião; hélice; técnicos retiram bagagem de porões; passageiros em zona de check-in; painel de partidas e chegadas; passageiros e tripulantes; pilotos em sala de operações antes de voo; passageiros em sala de espera; populares em sala de espera reservada a passageiros de 1ª classe; avião aterra; funcionários preparam avião para partida; aeronave é atestada de combustível; mecânico faz substituição de peças; passaporte; passageiros e bagagens de mão passam por detector de metais; populares em lojas da zona de free shop; tripulação embarca; pilotos fazem verificação de instrumentos de navegação. 42m32: Passageiros embarcam; hospedeira dá as boas vindas a bordo e comunica algumas informações sobre o voo; passageiros com cintos apertados; técnicos preparam avião para descolar; travelling por pista de aviação; avião levanta voo; vista aérea do aeroporto e da cidade de Lisboa; trânsito; funcionários picam o ponto; José Gomes Mota, administrador da TAP, fala do seu plano de gestão para a empresa; funcionários manobram rebocadores de carga; vista de edifícios da empresa; funcionário explica as suas tarefas; armazéns da companhia; funcionários junto a máquinas do departamento de informática; sala de formação profissional para mecânicos; técnicos reparam motores de aviões. 51m52: Avião é inspeccionado em hangar; piloto dá indicações sobre altitude e velocidade de voo; computador de bordo; painel de instrumentos de navegação; piloto mostra, em mapa, a rota que estão a seguir; piloto explica sistemas alternativos em caso de falha de instrumentos de voo; passageiros dormem; hospedeira serve refeição; mapa de rotas operadas pela TAP; responsável pela empresa afirma que a empresa ainda perde dinheiro em algumas rotas e explica porquê; Lisboa, populares na loja de venda de bilhetes do Marquês de Pombal; Gomes Mota explica o conteúdo do contrato-programa que estabelece uma nova estratégia para a companhia; membros da Comissão de Trabalhadores da TAP dizem concordar com o contrato-programa e mostram-se satisfeitos com a actuação do conselho de gerência; funcionários falam ao telefone e trabalham com computadores; funcionário reconhece que há dificuldades no serviço de entrega de bagagem a passageiros e na colocação das escadas dos aviões; interior de cockpit; Paris, vista aérea da cidade; avião aterra.