TAP: 40 Anos a Voar – Parte I
Primeira parte do documentário sobre a história da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, a propósito do 40º aniversário da sua fundação, com entrevistas a alguns dos primeiros funcionários, imagens de arquivo dos primeiros aviões ao serviço da companhia, e a evolução da empresa até aos dias de hoje.
Resumo Analítico
Avião levanta voo; avião aterra; placard de partidas e chegadas de aviões; jornais com notícias sobre a TAP; paralíticos de fotografias sobre os primeiros anos desta companhia aérea; avião antigo sai de hangar; populares empurram avião; Mário Brandão de Brito conta como eram empurrados os aviões nos primeiros tempos; paralíticos de fotografias de Marcelo Caetano e do General Humberto Delgado; funcionário da empresa conta que o principal objectivo da criação da TAP, após a II Guerra Mundial, foi criar ligações aéreas entre a Metrópole e o Ultramar; paralítico do grupo de primeiros pilotos da companhia aérea e dos 11 passageiros que viajaram no primeiro voo da TAP, entre Lisboa e Madrid; antigo bilhete de avião; hélice de avião em funcionamento; avião DC-3 desloca-se em pista. 07m13: Caderneta do primeiro voo da TAP; avião Dakota em pista; António Zoio, radiotelegrafista do primeiro voo manipula antigo sistema de comunicação rádio em Morse; Zoio conta que já tinha experiência de voos quando entrou para a empresa; aviões parados em pista; antigo piloto conta como foram os primeiros voos; Manuel Maria Rocha conta qual foi a resposta que teve quando propôs a ligação Lisboa-Luanda-Lourenço Marques; cartas de voo; Sara Maia Loureiro, hospedeira dos primeiros voos para África, relata que essas viagens eram uma aventura porque demoravam 15 dias e tinham muitos imprevistos; Francisco Lourenço, mecânico de bordo, recorda como eram os primeiros voos em que trabalhou; Zoio garante que desde sempre a TAP voo em condições de grande segurança; paralíticos de passageiros dentro de antigos aviões; Sara explica como era o trabalho de uma hospedeira nos primeiros tempos; Zoio diz que os primeiros aviões eram uma casca de noz; imagens de arquivo de noticiário sobre a viagem de 3 membros do Governo de Salazar na carreira inaugural entre Lisboa e Luanda e de aterragem do primeiro avião Super Constelation da TAP; imagens de arquivo do primeiro avião a jacto da companhia e de noticiários sobre as inovações da empresa e das greves dos trabalhadores da TAP no período pós-25 de Abril de 1974; imagens de arquivo de passageiros em aeroporto durante greve dos trabalhadores da empresa; imagens de arquivo de acidente aéreo no Funchal, em 1977; imagens de arquivo de funcionário da companhia, em 1985, garantindo que o transporte aéreo é mais seguro do que qualquer outro, apesar de este ter sido um ano negro a nível mundial. 25m33: Imagens de arquivo de operários a trabalharem nas oficinas de manutenção da TAP; avião voa; gráficos de evolução da companhia; coro da TAP canta; responsável da empresa diz que estão a conseguir acordos com sindicatos que garantem a estabilidade laboral na empresa até ao fim de 1987; avião é rebocado para hangar; José de Sá Macedo, primeiro mecânico da TAP, conta como era o seu trabalho no início da companhia; Otelo Espanca, antigo funcionário, fala sobre a criação do Museu da TAP em 1978 e conta como algumas das peças aí expostas foram adquiridas.