Tania Achot

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Documentário sobre a pianista Tania Achot, ilustrado com a interpretação de músicas ao piano, entrevista sobre temas pessoais e profissionais e diálogo em francês com Sequeira Costa, pianista e marido de Tania Achot, em que abordam aspetos da música clássica e de vários compositores.

  • Nome do Programa: Tania Achot
  • Nome da série: Retratos em Si
  • Personalidades: Tania Achot, José Carlos Sequeira Costa
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Luís Augusto de Sousa Roussado. Realização: Jorge Alves da Silva.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Luz a incidir sobre retrato em sala escura; barómetro, caixa de fósforos, papéis dispostos em mesa, pauta musical, livros e documentos empilhados; fotografia, a preto e branco, com dedicatória; retratos emoldurados na sala de Tania Achot, entre os quais o retrato do pianista Emil Gilels e suporte para o microfone; microfone aéreo; imagens a preto e branco do rosto de Tania enquanto interpreta músicas clássicas ao piano alternado com as mãos da pianista a tocar e a encostar o seu rosto ao instrumento. 42m53: Grafismo "Agosto de 1982": entrevista a Tania Achot sobre o início da carreira no Irão, a vinda para Portugal, os estudos em Paris e em Moscovo, a participação em concursos internacionais e os prémios recebidos, as características do mundo artístico, o casamento, a dedicação à carreira após o casamento, a importância da música na sua vida, as deslocações ao estrangeiro e o conceito de realização profissional. 50m20: Declarações da pianista sobre o que a música significa para si, a evolução das suas preferências musicais, a admiração pela música do compositor Johann Sebastian Bach e a necessidade do artista não perder humanidade alternado com grafismos introdutórios aos temas abordados e planos aproximados do rosto e das mãos da entrevistada. 53m51: Tania Achot comenta os sentimentos que nutre relativamente à música, as diferenças de personalidade do marido, as vantagens de ser casada com um pianista, a forma como encara o seu trabalho e o do marido, a necessidade do artista ser original, a postura dos filhos em relação ao seu trabalho, a forma como encara o ensino da música, o convívio com pessoas ligadas à música, a monotonia da rotina diária e o balanço da sua vida alternado com planos aproximados do rosto e das mãos da entrevistada e grafismos. 01h01m36: Grafismo "Dialogue de Tania Achot avec son mari Sequeira Costa"; Sequeira Costa sentado piano toca acordes e excertos das obras musicais "Sugestão Diabólica" de Profokiev e do 2º movimento da "Quinta Sinfonia" de Beethoven, ao mesmo tempo que conversa em francês com Tania Achot, sem tradução, sobre a entrada da obra "Sugestão Diabólica" do compositor Sergei Profokiev, os sentimentos que a obra lhes evoca, a forma como Sequeira Costa executa os acordes, a necessidade do compositor dominar outras artes, a relação entre a imaginação artística e o trabalho do artista, o desenvolvimento da imaginação artística, a importância dos silêncios na música, os cenários e sentimentos evocados pela obra do compositor Ludwig van Beethoven, a validade da classificação em "escolas artísticas" e a dificuldade da arquitetura musical presente na obra de Beethoven. 01h12m21: Continuação do diálogo sobre a música e as atuações do compositor e pianista Sergei Rachmaninov, as diferenças entre a música deste e a música do pianista e compositor Frédéric Chopin, o gosto pela música de Chopin, o carácter neurasténico da música de Alexander Scriabin, a genialidade do compositor Johann Sebastian Bach, a execução em público de uma obra do compositor, os aspetos que têm em conta durante a execução de uma obra musical, o trabalho do pianista Arturo Benedetti Michelangeli e a importância do trabalho nesta arte, enquanto Tania Achot toca acordes e excertos de obras musicais.

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