Tanegashima, A Ilha da Espingarda
Documentário sobre as relações entre Portugal e o Japão, desde o primeiro contato em 1543, na Ilha de Tanegashima, que influenciou vários aspetos da cultura japonesa, nomeadamente no campo da ciência náutica e militar, cujas transformações perduraram até meados do século XVII.
Resumo Analítico
Figurantes fazem demonstração "Os três tempos do tiro" com armas antigas no Parque Wakasa; monumento da bala no Parque Wakasa; figurantes e carros alegóricos, com destaque para o representativo da caravela que trazia Fernão Mendes Pinto, navegador português, acompanhada por Wakasa e restante expedição, durante o Festival da Espingarda "Teppô Matsuri". 02m38: Pedra com caracteres japoneses, à entrada de templo xintoísta que recebeu os portugueses aquando da sua chegada; documento com o brasão português e mapa do continente asiático, com destaque para Goa e Malaca alternado com painéis japoneses representativos de comerciantes e de nau portuguesa; vistas de ondas do mar, da Lua com nevoeiro, de mar, nuvem, rochas no mar e paisagem da praia de Nishimura em Tanegashima. 05m13: Encenação de marionetas da chegada dos portugueses à Ilha de Tanegashima, do encontro entre Tanegashima Tokitaka e os portugueses, da apresentação da espingarda de fogo ao chefe da ilha, de ferreiros a fabricar espingardas e a troca de Wakasa pelo segredo da espingarda; paisagens de campos de semeadura; frecheiro de escola de Tanegashima executa ritual bélico para efetuar tiro com arco e flecha; túmulos no panteão das famílias dos lordes locais que remetem ao século XII; cruz gravada em túmulo, símbolo do brasão associado à família Shimazu; estátua de Tanegashima Tokitaka, lorde e chefe da ilha alternado com cópia da primeira página da Crónica da Espingarda "Teppo Ki"; paisagens da praia de Kumano; declarações de Tokituni Tanegashima, 29º titular atual de Tanegashima (dobragem em português) junto a estátua de Tokitaka. 11m05: Exterior do Museu da Arma; granada de porcelana e lança-chamas em exposição; declarações de Takeaki Hirayama, professor de história (dobragem em português) enquanto segura exemplar de espingarda, alternado com espingardas malakas expostas em montra; figurante carrega arma pela boca e coloca mecha no cão; figurante dá início a demonstração seguido do disparo de várias espingardas dos mosqueteiros das escolas Tanegashima, Konitomo e de Sakai; manual "32 Lições de Pontaria" de instrução militar japonesa do século XVII; painel japonês representativo de batalha; armaduras japonesas em exposição; capacete blindado; máscara de aço; armadura e máscara japonesa de general; painéis japoneses representativos da Batalha de Nagashino. 17m40: Exterior e muralhas do Castelo de Osaka; canhões; carta de agradecimento do daimyo (senhor de terras) de Bungo, pelo envio de canhão de Macau; manual militar do século XVII que monstra um Naban português a ensinar como construir canhões; peças de bronze e armas de fogo em exposição alternado com declarações de Rainer Daehnhardt, da Sociedade Portuguesa de Armas Antigas, sobre os procedimentos necessários para disparar determinadas armas de fogo que os japoneses fizeram a partir das utilizadas pelos portugueses no século XVI com recurso a exemplares de pistolas. 20m49: Declarações de Takehisa Udagawa, do Museu Nacional de História em Sakura (dobragem em português) e de Rainer Daehnhardt enquanto segura modelo de mosquete de mecha, de mosquete português introduzido no Japão e de exemplar de fecho da mesma; plano aproximado do modelo da espingarda que Fernão Mendes Pinto introduziu no Japão; dois modelos de espingardas e documento com caracteres japoneses sob mesa. 22m11: Paisagens de mar e da praia de Nishimura alternado com painéis japoneses representativos de nau e de festa luso-japonesa; mulher japonesa simula a espera de Wakasa por Fernão Mendes Pinto na praia de Nishimura alternado com paisagem de mar sobreposta com desenho de caravela; rochas; flores, entre as quais lírio da espingarda, depositadas em campa no cemitério dos ferreiros; homem toca instrumento tradicional; ritual de cânticos, oficiado por homem vestido com trajes tradicionais alternado com oferendas de alimentos e pedras de túmulos; topo de árvores. 26m16: Carro alegórico representativo da caravela que trazia Fernão Mendes Pinto, acompanhado por Wakasa, e restante expedição, durante o desfile do Festival da Espingarda; pessoas assistem a cortejo e figurantes executam dança da espingarda que representa a consagração popular do encontro entre o Ocidente e o Oriente alternado com figurantes representativos de Nambans portugueses e de Tanegashima Tokitaka e respetiva corte. 28m18: Pedra com caracteres japoneses à entrada de templo xintoísta que recebeu os portugueses aquando da sua chegada; pessoas rezam em templo xintoísta; decorações nas ruas; figurantes durante o "Desfile Jiron", no segundo dia de comemorações do Festival da Espingarda; figurante com vestuário tradicional; homens carregam maqueta de templos; mulheres e meninas tocam tambores e instrumentos de corda; apresentação de alguns produtos para venda alusivos à presença portuguesa em Tanegashima; porto com barcos atracados; barcos em movimento; placar de boas vindas a Tanegashima. 29m55: Monumento dedicado ao Infante Dom Henrique; declarações de Osamu Enomoto, presidente da Câmara de Nishinoomote (dobragem em português); brasão português lapidado no monumento; fonte artificial; paisagem de mar em Nishimura; vista de estação espacial em terra e estrutura de lançamento de foguetão; imagens noturnas de lançamento de foguetão japonês; bandeira japonesa hasteada em terraço; estátua de Tanegashima Tokitaka; exterior do Museu da Arma.