Socorrer é também prevenir

00:20:44

Programa de informação e divulgação sobre a importância dos cursos de socorrismo para a prevenção, segurança e higiene no trabalho, com a participação de representantes do Gabinete de Higiene e Segurança do Trabalho e do curso lecionado nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.

  • Nome do Programa: Socorrer é também prevenir
  • Nome da série: Inquérito
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Maria Alba Castro, Afonso Botelho
  • Temas: Política, Saúde
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: Oliveira Pinto. Realização: Luís Andrade.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Simulação de acidente de trabalho na construção civil e ação dos socorristas alternado com imagens de arquivo de trabalhadores em vários setores, luvas e capacetes em exposição e "Saída de emergência" na parede. Depoimento de Maria Alba Castro, do Gabinete de Higiene e Segurança do Trabalho, sobre a finalidade do curso de socorrismo no trabalho e a aceitação do curso por parte dos trabalhadores e locais onde são ministrados, ilustrado com imagens de arquivo de exercícios do curso, cartão de identificação e diploma. Simulação de acidente de trabalho e ação dos socorristas alternado com declarações de polícia e de bombeiros sobre a operação de socorro, em casa, a uma criança dada como morta. Depoimento de Afonso Botelho sobre os cursos de socorrismo e a quem são dirigidos, aula de Segurança e Higiene no Trabalho, lecionada nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, na qual o formador fala sobre os diversos dispositivos de proteção individual. João Botelho refere os cursos orientados fora das empresas, a metodologia usada nos cursos por correspondência e o diploma atribuído alternado com capa e páginas do livro "Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais", simulação de acidente de trabalho e ação dos socorristas. Formandos assistem à aula, nas OGMA, na qual o formador dá conta de estatísticas referentes a acidentes de trabalho e Josué, trabalhador nas OGMA, tece comentários sobre a Comissão de Segurança da OGMA, fotografias de situações passíveis de acidentes e de trabalhadores em vários setores.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .