Sobreviver ao Medo

00:23:28

Programa apresentado por António Carlos Carvalho, sobre a dimensão histórica e cultural do judaísmo em Portugal, nomeadamente a expulsão dos judeus de Espanha para Portugal, a origem da dinastia de Bragança, a expulsão dos judeus de Portugal, os Cristãos Novos, a Inquisição e a fuga de judeus de Portugal.

  • Nome do Programa: Sobreviver ao Medo
  • Nome da série: PORTUGAL HE NOME INTEIRO
  • Locais: Portugal, Espanha
  • Personalidades: António Carlos Carvalho
  • Temas: Artes e Cultura, História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Textos e Apresentação: António Carlos Carvalho. Produção e Realização: Camilo Azevedo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Pedras; castelo em ruínas; pormenores do tríptico "As Tentações de Santo Antão" de Hieronymus Bosch, pintor holandês alternado com inscrição hebraica numa pedra tumular; cruz trabalhada e incrustada na capa do livro dos evangelhos e iluminura. 59m12: António Carlos Carvalho comenta a expulsão dos judeus "sefarditas" de Espanha para Portugal e respetivo percurso sob o ponto de vista histórico, social e económico com destaque para a imposição do batismo forçado dos judeus através de decreto estipulado pelo rei Dom Manuel e caminha sob ponte em Muge alternado com busto, ruínas de castelo. 01h03m21: Exterior e fachada do Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa; António Carlos Carvalho refere o batismo forçado de famílias judaicas, o surgimento dos designados "Cristãos Novos", o advento e instalação da Inquisição em Portugal alternado com plantas de arruamentos da cidade de Lisboa, documentos da Inquisição, livro do "Santo Ofício", livro dos evangelhos e pinturas. 01h10m04: Figuras escultóricas na porta sul do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa; António Carlos Carvalho consulta processo e correspondência de Diogo Horta, navegador, na sala de arquivos da Inquisição e destaca aspetos da vida do navegador e comenta os processos inquisitoriais praticados pelo Santo Oficio alternado com processos da Inquisição arrumados no sala de arquivo; documentos com escritos antigos; gravuras e pinturas ilustrativas dos Autos de Fé. 01h17m12: António Carlos Carvalho comenta a função de controlo social e de vigilância do tribunal da Inquisição e a fuga dos judeus devido à perseguição religiosa efetuada em Portugal alternado com baixo relevo de cruzes, entre as quais uma da Ordem de Cristo; ruínas de povoação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .