Situação Política na Polónia – Parte I

00:22:48

Primeira parte da reportagem do jornalista Francisco Seruca Salgado sobre a situação política, económica e social na Polónia, e a influência das lutas dos operários dos estaleiros navais de Gdansk, que levaram à formação da Federação Sindical Independente "Solidariedade".

  • Nome do Programa: Situação política na Polónia
  • Nome da série: Grande Reportagem
  • Locais: Polónia
  • Personalidades: Francisco Seruca Salgado
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Francisco Seruca Salgado.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Máquina de escrever, citação do dramaturgo Bertolt Brecht; Gdansk, torre de relógio "Rathaus"; cartaz e fotografias a p/b de Lech Walesa, presidente do Comité de Greve Inter-Empresas (CGIE) e líder do sindicato "Solidariedade"; vista panorâmica da cidade; vivo do jornalista Francisco Seruca Salgado; movimento de rua na praça do monumento aos operários mortos durante a revolta operária de 1970 em Gdansk; movimento de rua; pai abraça filhos ao chegar a casa, manifestação de pessoas na rua, pés de soldados que marcham, sede de partido comunista e movimento de rua, acompanhada por música em off (com legendas). 07m00: Varsóvia, Ian Kowalski, militante do Partido Operário Unificado Polaco (POUP) e engenheiro de minas, e Maria Kowalski, empregada de escritório, chegam a casa e cumprimentam as filhas Anna e Kasja Kowalski e reúnem-se na sala de estar com Francisco Seruca Salgado e conversam sobre o protesto de operários no Verão de 1980, como consequência da situação económica do país, e das dificuldades em adquirir bens de consumo (legendado). 10m35: Gdansk a 14 de Agosto de 1981, desfile de banda de música em cortejo, pessoas dirigem-se para estaleiros de Lenine, retrato do Papa João Paulo II e flores no portão fechado dos estaleiros, operários; fotografias a p/b de manifestação de trabalhadores; salão nobre dos estaleiros Lenine onde operários aplaudem Lech Walesa. 13m11: Depoimento legendado de Ian Kowalski em que valoriza a política de Lech Walesa; fotografias a p/b de operários em greve; "Comunicado dos 21 Sim"; estátua de Lenine, pseudónimo do antigo líder soviético Vladimir Ilyich Ulyanov; máquina de escrever regista citação de Lenine; fotografias a p/b dos operários em greve, familiares dos grevistas nos portões dos estaleiros e mineiros da Silésia em greve. 16m36: Lech Walesa assina documento e caminha na rua com companheiros durante o qual recebe ramo de flores por parte mulher; fotografia a p/b de Lech Walesa em frente aos operários nos portões dos estaleiros de Lenine e de multidão de pessoas em praça; Gdansk a 14 de Agosto de 1981, multidão de pessoas assiste a missa campal, na praça do monumento aos operários mortos durante a revolta operária de 1970 e cerimónia de homenagem ao Soldado Desconhecido em Varsóvia destacando-se desfile de soldados em marcha, lápide e pessoas a assistir. 21m15: Máquina de escrever digita citação do escritor George Orwell; Varsóvia, Ian Kowalski rodeado pelos familiares na sala de estar da sua casa; Gdansk, trabalhadores do estaleiro Lenine e habitantes comemoram o Agosto de 80 alternado com fotografias a p/b de soldados ao lado de automóvel em estrada, multidão de pessoas em rua, tanque militar em rua e mulher abraça cadáver em estrada; comboio representativo da luta dos trabalhadores; estaleiro onde se observa navio em construção e operário a soldar navio; declarações legendadas de operário de estaleiro acerca dos motivos das revoluções dos operários em Poznan e em Gdansk.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .