Situação dos retornados em Luanda

00:09:22

Aeroporto de Luanda, reportagem do jornalista Luís Alberto Ferreira sobre a situação atual das pessoas que tiveram de abandonar as suas casas devido à ação dos movimentos de libertação angolanos e que aguardam voo de regresso a Portugal.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE OUTUBRO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1975
  • Locais: Angola, Luanda
  • Personalidades: Luís Alberto Ferreira
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Filas de pessoas, com bagagem e malas, aguardam pelo seu embarque em direção a Carmona; Luís Alberto Ferreira entrevista senhora que veio de Lisboa e se prepara para ir até Carmona onde vai encontrar o seu marido, afirma "eu confio em Angola e tenho fé que isto vá melhorar" e refere a chegada de portugueses a Luanda; ilustrado com pessoas e malas espalhadas nas instalações (exterior). Adultos e crianças aguardam junto das suas malas e bagagens; militar conversa com civil; Luís Alberto Ferreira entrevista militares, sobre o seu regresso a Portugal, expectativas em relação ao futuro de Angola e de Portugal e o processo de democratização português pós 25 de Abril. Entrevista a elementos do Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN), sobre o número de voos esperados para o dia, as preocupações das pessoas, a colaboração entre a Força Aérea, a TAP e as companhias aéreas alemãs, suíças, americanas e francesas, o número de passageiros que embarcam diariamente e a existência de comissão de adidos e desalojados, a quantidade de bagagem transportada pelas pessoas (4 mil a 6 mil quilos de bagagem), o número de pessoas que aguardam voo para Lisboa (10 mil pessoas provenientes de várias cidades de Angola e 100 mil pessoas inscritas em Luanda) e referência à ponte-a aérea entre Luanda e Lisboa.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .